Tem vírgula depois de então no início da frase?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namoravase então no portão de casa.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval.

Quando o "mas" é utilizado em início de frase para intercalar e ligar diferentes orações, a oração que vem depois dele deve ser delimitada por vírgulas. Exemplos: Mas, como eu já tinha dito, isso já era de se esperar. Mas, segundo ele, o diretor já estava ciente do caso.

Então pode ser usado com uma função semelhante à de uma conjunção quando tem um valor argumentativo1, como em: (2) «O João adora dançar, então vai participar no concurso.» Neste caso, então relaciona as duas orações, introduzindo uma conclusão que se pode extrair do que ficou dito anteriormente.

Significado de Então
interjeição Que demonstra espanto; em que há admiração: então, você se casou? Que se utiliza para animar (alguém): então, força! substantivo masculino Período de tempo que passou: numa lembrança de então, recordou-se da juventude.

Quando não usar a vírgula
Não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado. Não se usa vírgula entre o verbo e seus complementos (objeto direto e o objeto indireto). Não se usa vírgula entre o objeto direto e o objeto indireto.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa.

Nas datas, separam-se tempo e localidade por meio da vírgula. Por exemplo: Segunda-feira, 11 de maio de 2020. São Paulo, 19 de novembro de 1998.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Palavras repetidas
Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Video Player is loading. Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Indica uma conclusão: 1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Quanto a assim, este pode estar entre vírgulas (como em geral estão os adjuntos adverbiais que precedem o verbo) ou não, dependendo do realce que se lhe quiser dar.

1 desde então, daí em diante, a partir daí, a partir de então, a partir desse momento, a partir dessa situação, a partir desse tempo, a partir dessa época, a contar desse momento, a contar dessa situação, a contar desse tempo, a contar dessa época.