Tem vírgula depois de então?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas: Namorava-se, então, no portão de casa. Foi, então, que perceberam o engano.

Atenção! Não se usa vírgula depois da conjunção adversativa “mas”. Depois de outras conjunções adversativas “apesar”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, “porém” o uso da vírgula é recomendável. Exemplo: porém, não consegui chegar a tempo.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

Em resumo: devem vir sempre entre vírgulas quaisquer encaixes entre SUJEITO e VERBO ou entre VERBO e COMPLEMENTOS, sejam adjuntos ou orações adverbiais, sejam expressões ou orações explicativas. Com isso podemos evitar grande parte dos erros no emprego de vírgula.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.

Não se esqueça de que o POIS (18) anteposto à sua oração é um nexo causal e é sinônimo de PORQUE, PORQUANTO, JÁ QUE... Em geral tem vírgula antes.

A vírgula pode ser usada quando o conectivo “e” apresentar valor consecutivo ou enfático. Exemplo: Os estudantes conversaram, discutiram, e resolveram a questão.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Então pode ser usado com uma função semelhante à de uma conjunção quando tem um valor argumentativo1, como em: (2) «O João adora dançar, então vai participar no concurso.» Neste caso, então relaciona as duas orações, introduzindo uma conclusão que se pode extrair do que ficou dito anteriormente.

“Até agora”, “até aqui” ou “até hoje” seriam as formas corretas nesse caso. Se não funciona para falar do presente, a fórmula “até então” pode ser aplicada tanto ao passado quanto ao futuro. Passado: “Lembre que estávamos nos início dos anos 40, e até então ninguém tinha ouvido falar de biquíni”.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

1. Nesse ou naquele tempo ou ocasião. 2. Em tal caso.

então | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»

Como separar o aposto? O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração.