Tem vírgula depois de boa noite?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

Como usar a vírgula quando há um vocativo

  1. Boa tarde, fulano (com vírgula)
  2. Boa tarde a todos (sem vírgula)
  3. Olá, boa tarde, fulano (com vírgula)

O ponto de exclamação é sempre usado depois de uma interjeição.

Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido! É importante atentar para a colocação apropriada do vocativo, porquanto o termo é utilizado nas comunicações oficiais, e-mails institucionais e até mesmo nas peças jurídicas.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Quando um adjunto adverbial está deslocado da posição convencional em uma frase, ele deve ser separado por vírgula. Quando há alteração da ordem direta de uma frase, a vírgula deve ser utilizada. Veja a seguir. ex: Hoje pela manhã, corri pela rua de casa.

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia! Bom feriado a todos!”

“Escreva as saudações com hífen: 'Bom-dia!, 'Boa-tarde! ' e 'Boa-noite! '. Se não for saudação, escreva sem hífen."

Como procurámos demonstrar, o uso dos pontos de exclamação é facultativo. Na correspondência postal, não se justifica a saudação bom dia porque não sabemos a que horas a missiva será lida pelo receptor.

Olá, boa noite. Hello, good evening.

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.

A palavra “amanhã” é um adjunto adverbial de tempo na frase, por exemplo. A posição padrão do adjunto adverbial é ao final da frase. Nesses casos, o uso da vírgula é facultativo.

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes. Outra curiosidade, pensando em análise sintática.

Usamos as seguintes saudações: Bom dia, pela manhã, antes do meio-dia; Boa tarde, após o meio-dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.