Tem vírgula após o Olá?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

olá, pessoal {interj.}

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

olá

  1. Fórmula de saudação (ex.: Olá, tudo bem?). = OI.
  2. Exprime um chamamento (ex.: Olá, o senhor de boné, importa-se de avançar, por favor?).
  3. Exprime admiração ou espanto (ex.: Olá, a isso é que eu chamo uma promoção!).
  4. Exprime resposta afirmativa (ex.: Olá, comi o bolo todo e que bem que me soube!). = OLARILA, OLARÉ, OLÉ

Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar). Nas quatro frase apresentadas, há vocativo: . A) Bom dia, caros ouvintes!

Professor Pasquale tira dúvida de ouvinte e explica que, ao escrever, por exemplo, uma carta com a saudação "Olá, bom dia, tudo bem?, não há hífen. Entretanto, o bom-dia com hífen existe quando é substantivado.

A vírgula é usada para isolar o adjunto adverbial no início ou meio da oração, entre outros usos. Adjunto adverbial no início da oração: Desde já, agradeço a atenção dispensada. Desde já, agradeço a compreensão de todos.

Oi amiga. Tudo bem? Acertou quem reparou que falta a vírgula entre “Oi” e “amiga”. Trecho correto: Oi, amiga.

Exemplos de vocativos

  • Professora, queremos saber as notas. ...
  • Não diga dessa forma, Manuela! ...
  • Oh, meu amor, isso não se faz. ...
  • Veja, meu querido, que lindo lugar. ...
  • Nesse momento, Luiz Paulo, deixe a luz acesa. ...
  • Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar. ...
  • Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa (verbo e complemento)

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

O vocativo pode aparecer acompanhado de interjeições de apelo, a mais comum é a interjeição "ó". O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.

1 oi, opa, viva, fala.

Resposta: todas estão corretas. Os nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. Repare na diferença da pontuação: O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu em 1839.

Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

tudo bem com você? [exemplo]
tudo bem com você? (também: como vai?, tudo bem?, tudo beleza?, Tudo bom?, Como vai você?, tudo bem contigo?)