Tem vírgula antes de bem como?

Perguntado por: snogueira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.4 / 5 15 votos

Observação 2: Diante da existência de um sujeito composto, as locuções “bem como” e “assim como” podem vir entre vírgulas se o objetivo é enfocar um dos sujeitos e privilegiar a concordância verbal com o núcleo do sujeito mais importante.

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Qual o significado de bem como? 'Bem como' é uma locução conjuntiva e significa: 'assim como', 'que nem', 'da mesma forma que' e pode ter ainda outros significados, de acordo com o contexto.

1 assim como, tal como, como, como também, tal e qual, tal qual, que nem, da mesma forma que, da mesma maneira que, do mesmo modo que, do mesmo jeito que.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Usamos vírgulas para separar orações independentes. Portanto, a opção correta é a 1: "estou bem, e você?"

Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»

"A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."

Em resumo: devem vir sempre entre vírgulas quaisquer encaixes entre SUJEITO e VERBO ou entre VERBO e COMPLEMENTOS, sejam adjuntos ou orações adverbiais, sejam expressões ou orações explicativas. Com isso podemos evitar grande parte dos erros no emprego de vírgula.

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» «Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

Advérbio. Ao assumir a posição de advérbio interrogativo de modo, o vocábulo “como” sempre aparecerá no início de frases interrogativas diretas. Exemplo: Como finalizaremos o artigo? A palavra “como” também pode exprimir circunstância de intensidade.

Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.

Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.

Quando tivermos um termo intercalado antes de “para”, devemos utilizar a vírgula: Larissa viajou, apressadamente, para a Espanha. Eles retornarão, pacientemente, para a casa. Ela saiu, apressadamente e ansiosamente, para ir ao médico.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.