Tem vida na Antártica?

Perguntado por: amoreira4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

2. Há pouquíssimas espécies de animais vivendo na Antártida. Entre eles, estão o pinguim-imperador e o elefante-marinho. Entretanto, os mares e oceanos em torno do continente gelado são povoados por várias espécies de peixes e mamíferos, como as baleias-azuis e focas.

Um ecossistema escondido sob o gelo
A descoberta nas profundezas geladas da Antártica foi feita usando uma broca de água quente enorme que perfurou o gelo. A 500 metros abaixo do gelo, os cientistas encontraram o habitat de milhares de crustáceos anfípodes.

Certamente muitos relacionam os pinguins como os principais animais do continente, no entanto, também vivem por lá baleias, focas, aves, crustáceos e peixes, que conseguem sobreviver até aos -80°C durante o inverno - quando a região congela e boa parte dos animais que vive no continente migra a procura de alimentos - e ...

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano. O dia nunca vai embora, a estrela muda apenas sua posição.

Apesar de sua imensidão, a Antártica, 99% coberta de gelo e neve, não é propícia à fauna terrestre. Com exceção do homem, considerado uma espécie não nativa, o maior animal terrestre é um mosquito de 6 mm, o Belgica Antarctica.

O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também.

Depois da Antártida, o Ártico | Super.

Embora sejam habitats semelhantes em alguns aspectos, o Ártico e a Antártica abrigam animais muito diferentes. Apesar de ambos os polos abrigarem uma grande variedade de espécies de focas e baleias, apenas o Ártico abriga o urso polar.

A Antártida não tem bandeira oficial, dado que não é uma nação e não tem governo próprio. A Organização do Tratado da Antártida adoptou uma bandeira em 2002, mas não é a bandeira do continente.

A Antártida é habitat para mais de 800 espécies de vegetais (entre briófitas e líquens) e 230 espécies de animais, além de abrigar uma das maiores reservas de água doce de todo o planeta Terra.

É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta, além de possuir recursos minerais e energéticos incalculáveis.

Polo Norte

Por isso, o Polo Norte não pode ser considerado um continente. Sua área, ainda, abrange parte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico, que é um mar. Nos dois polos, as condições de vida são muito reduzidas, havendo poucas populações.

Pode não parecer, mas o Ártico tem uma enorme biodiversidade, que encanta tanto quanto a aurora boreal. Suas regiões têm mais espécies que as tropicais Ilhas Galápagos, por exemplo, onde tartarugas, iguanas e albatrozes conquistaram o biólogo Charles Darwin.

Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas. Entre os animais que vivem na Antártida, destacam-se os pinguins e outras espécies que aparecem na região para fugir do calor ou para se reproduzirem, como as baleias e algumas espécies de aves.

seis meses

Antártida: o continente onde o dia dura seis meses.

Durante o verão antártico, o sol brilha 24 horas por dia.

Noruega

ao norte da #Noruega desfrutam de 24 horas de luz do. dia nesta época do ano - um fenômeno conhecido. como “sol da meia-noite”.

Contudo, a Disney World parece não querer produtos químicos no ar de seus visitantes. Por isso, ainda segundo Lucas, a Disney World usa um pesticida natural de spray de alho para afastar os mosquitos e também não “poluir” o ambiente dos parques com repelentes químicos.

Islândia: um país de poucos insetos
Raramente são encontrados mosquitos. Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto.

'Há três tipos diferentes de orcas na Antártida, mas este tipo é especialista em focas', disse o cientista à BBC Brasil.

Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártica.