Tem verme no fígado?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O verme do fígado é um verme parasita que normalmente vive de gado, ovelhas e outros animais. O gado pode pegá-los no pasto e, se não for tratado, pode afetar drasticamente seu desempenho e causar danos ao fígado. A doença que causam é chamada fasciolose.

São principalmente parasitas de fígado de vários mamíferos, incluindo humanos. Capazes de se mover ao longo da circulação sanguínea, podem ocorrer também nos ductos biliares, na vesícula biliar e no parênquima hepático. Nesses órgãos, eles produzem lesões patológicas que levam a doenças parasitárias.

É uma enfermidade causada pelo Fasciola hepatica, um platelminto da classe Trematoda, que acomete o fígado e as vias biliares dos animais. São parasitas acelomados em forma de folha que podem alcançar até 3 centímetros de comprimento.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Doença parasitária causada, no Brasil, pelo Schistosoma mansoni. Os vermes adultos alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro e vivem em pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente.

O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.

No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d'água” ou “doença dos caramujos”. O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas. Existência do caramujo transmissor. Contato com a água contaminada.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Em algumas pessoas, as amebas são transmitidas para o fígado, onde podem causar um abscesso. Os sintomas incluem febre, suores, calafrios, fraqueza, enjoo, vômito, perda de peso e dor ou desconforto na região superior direita do abdômen sobre o fígado.

Causa. Infecção causada pela Entamoeba histolytica. A transmissão se dá através da ingestão de cistos de Entamoeba, através de água ou comida contaminada. Ao chegar ao intestino, a parede do cisto é digerida, liberando a forma trofozoíta da Entamoeba.

O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes. A cisticercose é provocada pela infestação de larvas da Taenia solium nos tecidos do hospedeiro.