Tem verbo na frase?

Perguntado por: ageraldes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem).

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

O verbo “faz”, conjugado na 3ª pessoa do singular e indicativo, é usado quando você quer indicar que alguém ou algo tomou uma ação. Nesse caso, ele é um verbo pessoal, pois está sendo usado em conjunto com um pronome pessoal.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Alguns nomes (substantivos e adjetivos) se comportam de maneira similar aos verbos transitivos.

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Nesse caso, a oração é chamada de absoluta. Observe os exemplos: Viajarei sempre nas minhas férias de janeiro.

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração:

  1. Eu estudei matemática.
  2. Haverá uma cura para a doença.
  3. Juca comprou um carro.

A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.