Tem vento em Saturno?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os ventos na atmosfera superior de Saturno podem alcançar a incrível velocidade de 1.800 km/hora nas zonas próximas de seu equador. Por comparação, na Terra, os furacões mais violentos alcançam pouco menos de 400 km/hora.

O polo norte de Saturno é um lugar peculiar onde algumas nuvens do planeta se organizam formando um padrão hexagonal.

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Na terra, a produção de oxigénio é o resultado da respiração das plantas, essencial para a sobrevivência dos animais. Mas, em Saturno, as moléculas de oxigénio surgiram sem vida, por meio da reacção química entre a radiação solar e as partículas de gelo presentes no anel A de Saturno.

A chuva sobre Saturno contém água – 95% dos anéis são compostos de gelo –, metano, amoníaco, monóxido de carbono, dióxido de carbono e nitrogênio, mais ou menos o que se esperava, mas também – e isto é uma surpresa – compostos orgânicos, entre eles butano e propano.

O planeta dos anéis, é o 6° planeta mais distante do Sol, e o segundo maior do Sistema Solar. Saturno possui um núcleo rochoso mas é composto principalmente de hidrogênio e hélio, assim como os demais planetas gasosos. É tão pouco denso que poderia flutuar sobre a água.

Pessoas que nascem com Saturno na Primeira Casa tendem a iniciar suas vidas com uma autoimagem negativa. Em virtude disso, podem se mostrar muito sérias e fechadas a princípio, ou num outro extremo, muito ativas, vibrantes, vivazes.

Os anéis de Saturno são famosos por todo o mundo. Muita gente se encanta com o belo planeta, que intrigou o cientista Galileu Galileu há alguns séculos. Nos anos 1600, o cientista apontou um telescópio para o céu e pensou ter visto três planetas ou um planeta com “orelhas”.

O centro de Saturno é composto por um núcleo denso de rocha, gelo e água.

Saturno. Assim como Júpiter, Saturno é um planeta gasoso, mas com nuvens menos carregadas que o vizinho. Por isso, o céu por lá deve ser majoritariamente amarelo, em tons esbranquiçados, embora no hemisfério norte tenha sido observada uma alta concentração de hidrogênio, um tipo de gás que geralmente dissipa a cor azul ...

Trata-se de um planeta sem superfície sólida, o que significa que seria impossível fincar uma bandeira tal como Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros astronautas a pisar na Lua, fizeram. Na verdade, não seria possível nem pisar em Júpiter.

Saturno não está "aqui do lado". Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro.

A NASA explicou que os anéis estão sendo puxados para o planeta devido à gravidade do gigante gasoso. É por isso que os anéis estão desaparecendo na forma de chuva de gelo empoeirado.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

O lugar mais frio do universo é a Nebulosa do Bumerangue, o objeto mais frio já encontrado até agora. Ela está localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

Observações recentes do Telescópio Espacial Hubble mostraram que Europa tem uma atmosfera de oxigénio, finíssima (0,000 000 000 01 da pressão atmosférica normal na Terra).

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol.

Planetas de carbono
Eles são cobertos por uma névoa amarela com nuvens negras de fuligem. Na superfície, há poços de metano borbulhantes e lama negra. Por lá, chove gasolina e asfalto derretido.

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

Continuar lendo Tem diamante em Saturno?