Tem velocidade maior do que a da luz?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica.

Quanto maior a velocidade, maior também a massa
Precisaríamos, portanto, de energia infinita para continuar a aceleração até atingir os 300 000 quilômetros por segundo. Além disso, ninguém gostaria de tornar-se um corpo super-massivo, capaz de atrair todos os objetos do espaço, como um autêntico buraco negro.

Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável.

"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos de Rutherford e Fry, quando consultado sobre a possibilidade de que algo possa viajar mais rápido que a luz.

Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.

Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.

seria a mesma velocidade que a luz, já que ele é ausência de luz. A informação da ausência de. luz viaja na mesma velocidade que a luz. Por exemplo, se o sol desaparecesse, esse escuro demoraria oito minutos.

Para a velocidade da luz, 299.792.458 m/s, os cálculos de dilatação do tempo levam a uma divisão por zero, o que os matemáticos chamam de indeterminação. No entanto, a mesma teoria da relatividade restrita prevê que partículas dotadas de massa não podem atingir a velocidade da luz.

Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.

neutrinos

Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo. Mas um novo modelo matemático abre a possibilidade para a viagem espacial.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

Seria impressionante se fosse possível em uma “máquina do tempo” como em “De Volta para o Futuro”. Mas de acordo com a ciência, apesar de a viagem no tempo ser possível, ela não acontece da forma que imaginamos. Albert Einstein, há mais de 100 anos, escreveu a famosa Teoria da Relatividade.

A galáxia mais próxima da Via Láctea é a Andrômeda, que está a 2,5 milhões de anos-luz de distância. Para viajar entre as galáxias, seria necessário desenvolver tecnologia avançada de propulsão que permitisse viajar a velocidades próximas à da luz.

- Mais rápido, mais rápido! - Nós corremos, vós correis, eles correm! No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido.

Não são não. A velocidade de transmissão de impulsos entre os neurônios está entre 200 m/s. Portanto imensamente menor do que a velocidade da luz, que é de 300.000.000 m/s. É realmente possível desenvolver a mente a ponto de movimentar objetos apenas com os pensamentos?

A agulha se iria desintegrar muito antes de chegar a superfície da terra e muito antes de ser acelerado ao ponto de atingir a velocidade da luz (se é que seja possível). De acordo com a teoria da relactividade, nenhum objecto com massa é capaz de viajar a velocidade da luz. A velocidade da luz apenas trafega energia.