Tem vários tipos de amor?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos
  • Eros. Este é o tipo de amor que conhecemos tradicionalmente como o amor romântico. ...
  • Philia. Trata-se de um amor que tem por base a amizade e, eventualmente, a liberdade. ...
  • Storge. Este é o amor familiar, que se manifesta sobretudo entre pais e filhos. ...
  • Ágape. ...
  • Ludus. ...
  • Pragma.

Amor ágape, amor philos e amor eros são expressões que fazem referência a três tipos distintos de amor. No idioma grego antigo, diferentes termos eram utilizados para se referir ao amor. Neste texto, nós iremos entender o que é amor ágape, amor philos e amor eros, bem como o significado desses termos na Bíblia.

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

As cinco linguagens do amor são:

  • Palavras de afirmação.
  • Tempo de qualidade.
  • Toque físico.
  • Atos de serviço.
  • Presentes.

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

Taj Mahal

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna. Por Diana Ferreira, autora de cursos na área de turismo cultural e Guias de monumentos.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia, em cartas, em correspondências entre amigos, era usado, da mesma forma que nos dias de hoje, se usa no início de um texto a palavra "prezado".

Você sabia que existem 5 linguagens do amor? Elas representam a forma como cada pessoa ama ou a forma que cada um quer ser amado. Inclusive, há um livro chamado “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito por Gary Chapman, que aborda exatamente as cinco maneiras de experimentar e expressar o amor.

- O que é Philos? - Philos é o Amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Você se sente livre para ser quem realmente é
Uma relação que tem o amor de verdade como guia é livre de julgamentos e é por isso que você se sente livre para ser quem realmente é. Pensamentos como “o que ele(a) vai dizer?” e “o que ele(a) vai achar?” dão lugar ao “ele(a) me ama pelo que sou”.

O amor é lúcido, vê tudo o tempo inteiro e se chama amor justamente pela capacidade de amar os defeitos do outro e sentir um sentimento profundo pelo outro – seria o mais parecido à uma amizade verdadeira com muita empatia, acima de tudo.

inglês

Há quem diga que a língua do amor é o inglês, por causa de autores como William Shakespeare, Jane Austin, Lord Byron e mais uma lista extensa de poetas e dramaturgos ingleses. Há quem defenda que a sonoridade do italiano, do francês e do espanhol fazem dessas as verdadeiras línguas do amor.

Ou pensou em alguém que parece ter uma junção de dois ou mais tipos de linguagem? Isso acontece com frequência, porque é possível sim ter mais de uma linguagem do amor. Na verdade, é bem comum que as pessoas tenham mais de um meio de demonstrar amor, sendo que algumas atitudes são mais fortes que outras!

substantivo masculino Sentimento apaixonado por outra pessoa: sinto amor por você.

O homem que te ama de verdade entende quem você é e não pede que você mude. Ele ama a pessoa que você é e não a pessoa que ele acha que você será no futuro. Ele se sente agradecido de estar ao seu lado.

A primeira vez nunca se esquece.
Segundo defende o mesmo especialista, o fator “primeira vez” tem muita influência na forma como essa pessoa fica marcada em nós. O primeiro beijo, abraço ou toque criam um vinculo químico com essa pessoa, o que torna a tarefa de a esquecer muito mais difícil.