Tem vácuo no espaço?

Perguntado por: zcurado8 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

No entanto, não existe qualquer região no Universo que apresente vácuo perfeito, já que sempre haverá átomos e outras partículas ocupando o espaço. Portanto, não existe espaço vazio, ou seja, o vácuo é parcial.

Na física clássica, um vácuo parcial em uma certa região do espaço pode ser quantificado referindo-se à pressão naquela região (o vácuo perfeito teria pressão zero). No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade para a pressão é o pascal (Pa).

De acordo com a nova teoria, o espaço seria composto de pequenos "blocos fundamentais" - assim como a matéria tem nos átomos seus blocos de construção básicos, o espaço também seria formado por algo parecido com "átomos de espaço".

Primeiro, todo o ar de seus pulmões seria expelido a uma grande velocidade, causando a ruptura dos milhões de alvéolos do sistema respiratório. Segundos depois, ele sofreria as consequências da falta absoluta de oxigênio, conhecida como anóxia, enquanto seus intestinos seriam esvaziados.

Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Se você estiver solto no espaço sem um traje espacial, seu corpo será terrivelmente queimado pela radiação cósmica.

De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Diferente do que muitos pensam, não existe 'gravidade zero' no espaço. A todo momento estamos sendo afetados por efeitos gravitacionais, gerados pela massa de planetas, estrelas ou qualquer corpo ao nosso redor. Até em meio ao vácuo espacial, longe de qualquer corpo, existe gravidade permeando todo o espaço.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo. Se o corpo for exposto a isso, a expansão do ar nos pulmões de uma pessoa provavelmente causará ruptura e morte.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Se a matéria é feita majoritariamente de espaços vazios, por que não podemos simplesmente atravessar paredes? O que impede os átomos de se aproximarem mais uns dos outros (e também impede os átomos de encolherem de tamanho e terem menos espaço vazio) é a interação eletromagnética que existe entre os elétrons.

Mas lá dentro o que realmente acontece é a chamada repulsão elétrica. Resumidamente, trata-se de um fenômeno onde duas partículas de cargas elétricas iguais se repelem. Isso significa que chegamos muito perto de outros corpos, mas nunca realmente o tocamos.

Nenhum astronauta se perdeu no espaço. Nem mesmo cosmonautas (a menos que você acredite em teorias da conspiração). Agora, se você me falar sobre astronautas e cosmonautas que morreram no espaço, a lista é muito real.

No primeiro momento, o oxigênio é expelido dos pulmões, fazendo com que a pessoa perca a consciência (por falta de oxigenação no cérebro) em cerca de 15 segundos. Depois disso, não demora mais do que dois minutos até que os órgãos parem de trabalhar e a pessoa venha a óbito.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo.