Tem urso no Brasil?

Perguntado por: ocardoso5 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.

O urso-andino, conhecido como urso-de-óculos, às vezes também é chamado de urso Paddington, em homenagem ao urso fictício dos livros infantis escritos por Michael Bond. É a única espécie de urso na América do Sul e seus números estão diminuindo.

O urso pardo ocorre em partes da Rússia, Ásia central, China, Canadá, Estados Unidos (principalmente o Alasca), Escandinávia e região dos Cárpatos (especialmente a Romênia), Anatólia e Cáucaso. O urso pardo é reconhecido como o animal nacional e estadual de vários países europeus.

Em 2012, estimou-se que a população total de leão-baio no Brasil era de 327.814 indivíduos. Entretanto a população efetiva (N) correspondia a cerca de 3.489 indivíduos. O valor da população efetiva é o que de fato importa em termos da persistência das espécies a longo prazo.

No Brasil, a maior população de lobos-guarás está no Cerrado, com cerca de de 14 mil indivíduos. Contudo, o canídeo está ameaçado sobretudo pela perda de habitat e atropelamentos. O Chrysocyon brachyurus, conhecido popularmente como lobo-guará, vai estar ainda mais presente na vida dos brasileiros a partir de 2020.

Ao contrário de Portugal e Espanha - estima-se que no país vizinho só existam 80 ursos -, a Roménia tem a maior população de ursos-pardos da Europa. Estima-se que existam 6 mil ursos naquele país. No mundo todo, calcula-se que existam cerca de 200 mil ursos-pardos a viver na natureza.

O urso-pardo é o maior carnívoro sob proteção na Europa, e a Romênia é o país com maior número de ursos-pardos do continente. Há cerca de 6 mil ursos vivendo no país e ocorrências envolvendo os animais estão se tornando cada vez mais comuns.

Apesar de alguns raros avistamentos a leste do Panamá, os ursos-de-óculos são restritos a certas áreas do norte e oeste da América do Sul, sendo encontrado no oeste da Venezuela, na Colômbia, no Equador, no Peru, no oeste da Bolívia e no noroeste da Argentina.

E, embora hoje reste apenas uma espécie, sua diversidade foi maior por aqui - pelo menos 6 espécies (praticamente a mesma diversidade de ursos atual em todo o mundo!) e estiveram distribuídos por todo o (sub)continente: no Nordeste e Sudeste brasileiros, no Uruguai e noroeste da Argentina e no sul da Patagônia ( ...

PARQUE NACIONAL DE YELLOWSTONE, WYOMING
PIC Uma família de ursos pardos no Parque Nacional de Yellowstone.

Embora as regiões polares Norte e Sul tenham muita neve e gelo, o urso-polar habita apenas o Norte, então não seria possível encontrar um na Antártida.

1. Escaravelho sagrado. É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza.

Tanto que ele não tem predadores, pois está no topo da cadeia alimentar. Certamente, isso significa que caça animais para se alimentar, mas não é caçado por nenhum outro.

Urso-pardo. Não se deixe enganar pela fofura do urso-pardo, animal que pode chegar a até três metros de altura e pesar entre 400 e 700 quilos. Como se não bastasse serem tão grandes e assustadores, eles são capazes de levantar mais de 500 quilos de uma só vez.