Tem um gambá no meu telhado?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Como tirar ele do forro (se for o caso)? Os gambás se aproximam das casas se tiver lixo aberto, ração de animais à disposição ou frutas. Isto deve ser evitado, pois também serve de alimento para ratos e insetos. Galhos de árvore junto ao telhado servem de ponte para os animais acessarem o forro e devem ser podados.

A maioria desses registros é de resgate de uma espécie de gambá, conhecida como saruê (Didelphis albiventris). Ao se deparar com esse animal dentro da sua casa ou em algum espaço público, a recomendação é ligar para o BPMA, por meio do disk 190.

Procure imediatamente ajuda especializada junto aos órgãos ambientais da sua cidade. Em se tratando de um município, pode-se procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Zoonose ou a Polícia Militar, que normalmente possui equipe de patrulha ambiental e é de rápido e pronto atendimento.

Caso mordam podem transmitir a raiva.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

No entanto, na época de reprodução, é comum encontrar casais de gambás que formam seus ninhos utilizando folhas e galhos secos, normalmente nos buracos das árvores ou em cantos úmidos, seguros e escuros, para favorecer a reprodução.

Pode ter vindo como um alerta de que algum perigo está rodeando seu caminho. Sendo assim, sonhar com um gambá correndo tem o significado em que você precise tomar cuidado a sua volta, pois alguém ou alguma coisa pode estar sendo planejada contra você.

Entrega de animais selvagens a órgãos oficiais
Primeiro, entre em contato com o Ibama pelo telefone 0800 618 080 (linha verde) ou fale com a Polícia Ambiental para verificar onde é o batalhão mais próximo.

Estas substâncias são normalmente conhecidas pelo seu odor intenso e, na maioria das vezes, bastante desagradável. Entre outros tióis, o 3-metilbutanotiol faz parte da secreção que o gambá solta quando se sente ameaçado.

Existem duas espécies de gambá com ocorrência no Brasil: o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e o gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita).

Procure a ajuda de ONGs
Existem várias ONGs que trabalham realizando resgate de animais, cuidando, vacinando, castrando e deixando-os prontos para receber o amor de uma família. Essas instituições costumam sobreviver com as doações que recebem.

Também conhecido como gambá, timbú ou cassaco (Didelphis albiventris), o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Ele se adapta facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo.

Não devem ser considerados perigosos devido aos seus dentes e unhas afiados, visto que recorrem à tanatose como mecanismo de defesa contra o homem, por considerá-lo um grande predador.

Qualquer pessoa que for mordida por um gambá, raposa, coiote ou morcego precisa procurar um serviço médico imediatamente, mesmo se a ferida for pequena ou não pareça estar infectada. Por se tratar de animais silvestres, não tem como ter a certeza de que o animal não está infectado.

Se você for mordido por um animal, você deve procurar seu médico ou ir imediatamente para um hospital.