Tem tubarão em Ilhéus?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Já em Ilhéus (BA), também encontramos registros em anos anteriores, como o caso do tubarão encontrado morto em uma das praias da cidade, em 2018. Entretanto, também não há registros de casos em 2019.

Notícias relacionadas. O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

No Brasil, cerca de 300 espécies habitam a nossa costa. Biólogo e um dos proprietários do aquário, Douglas Brandão, explica que em Natal é o único local do Brasil onde o visitante pode ter este contato direto com o tubarão.

Águas turvas ou opacas, onde há redes de pesca, cardumes de peixes, presença de golfinhos ou aves mergulhando são as menos aconselhadas. Esse é o tipo de ambiente atrativo para um tubarão e se o lugar em questão for habitado por espécies mais perigosas, redobre os cuidados.

Em porto de galinhas as praias são protegidas por recifes, então o que os banhistas acabam aproveitando é uma piscina natural, que fica bem protegida. Lá não se tem relato de ataques de tubarão, fique tranquila! Em todos os locais de Recife, onde se tem avistamento de tubarões, temos sinalização.

Não há risco de ataque de tubarões. Mesmo com a maré cheia, não torna-se perigosa. Óbvio que ainda devemos dobrar nossos cuidados, por conta da força das ondas. Porém, o que nos assegurar é que a praia de maragogi, é bastante plana.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Praias e marinas consideradas limpas e seguras

  • Praia de Itacimirim, em Camaçari.
  • Praia de Guarajuba, em Camaçari.
  • Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, em Salvador.

Um tubarão assustou banhistas da praia do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio. O animal de 1,60 m de comprimento e 60 kg, ele ficou preso em uma rede de pescador, mas ele não resistiu. O tubarão foi vendido para uma peixaria também no Recreio.

"É uma área muito povoada, porque a população utiliza para banho, acontece o descarte de lixo, acontece o descarte de matéria orgânica, de latinhas de alumínio, fazendo com que esses animais tenham essa percepção e, como qualquer animal curioso, vá para o banco de areia", explicou.

Associação dos Tubarões da Costa do RN acredita que ele seja da espécie galha-preta. Pescadores relataram em vídeos que ele foi encontrado na área dos parrachos. Um tubarão foi capturado na quarta-feira (19) por pescadores na Praia de Pirangi, no município de Parnamirim, na Grande Natal.

São raros os tubarões que vivem em água doce. Em todo o planeta, poucas espécies se encontram nessas águas, como em lagos e rios. Devido à falta de salinidade da água doce, é extremamente difícil para os tubarões que se desenvolveram em água salgada se adaptarem à água doce.

3 – Brasil
Algumas das cidades mais comuns e com turismo forte em mergulhos com tubarões: Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Guarujá, no Estado de São Paulo. Há também opções no Rio de Janeiro e em Florianópolis.

Repelentes químicos também foram criados e testados ao longo dos anos. Um dos mais vendidos é um tipo de spray chamado Anti-Shark 100, fabricado pela Shark Tec. Segundo a empresa, o produto imitaria o cheiro "de um tubarão em decomposição".

Continuar lendo Como tubarão faz filho?