Tem tortura no Brasil?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A tortura é praticada hoje, "em larga escala", nas abordagens policiais contra jovens, negros e pobres, segundo o presidente do Grupo Tortura Nunca Mais. Contudo, ele diz que os casos dentro das delegacias diminuíram. "Hoje nas delegacias são mais comuns as extorsões do que as torturas.

A Constituição de 1988 consagrou o princípio da proibição da tortura, tratamento desumano ou degradante (art. 5º, III). A matéria foi regulamentada pela Lei n. 9.455/97, que definiu e tipificou os crimes de tortura, que tanto podem ser cometidos por agentes públicos como por particulares.

A partir dos dados coletados pelo SOS Tortura, como principais motivações para a tortura estão os castigos (38%) – empregados em presos e suspeitos de crimes – e a obtenção de confissão ou informação (33%), que ocorre, em geral, no âmbito das investigações policiais e durante o policiamento.

Empalamento

1 – Empalamento/Empalação
Esse tipo de tortura é considerado altamente cruel e foi utilizado por diferentes civilizações do mundo tudo, principalmente na Europa e na Arábia.

3 de agosto de 1988

No dia 3 de agosto de 1988, a jovem democracia brasileira deu mais um passo na direção da liberdade e da igualdade. O Congresso Constituinte aprovou destaques a 27 itens do artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos. Foram vetadas, na forma da lei, a tortura e a censura.

A tortura crime está prevista no art. 1º, I, “b” da L. 9455, prevendo que constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de provocar ação ou omissão de natureza criminosa.

Sendo configurado também apenas com grave ameaça, de forma que tortura seja o que produza sofrimento físico ou mental. Mencionamos ainda que crime de tortura não é crime próprio, afinal, tortura-confissão, prova persecutória é crime que pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo, portanto, um crime comum.

A tortura é prática absolutamente proibida pela legislação brasileira e é objeto de diversos tratados e convenções internacionais. Como é contrária à proteção à vida e a integridade da pessoa humana, é considerada violação gravíssima aos Direitos Humanos e é um princípio geral do Direito Internacional.

A prática, no entanto, existe desde os tempos da colonização portuguesa. “Quando falamos de tortura, vem à memória o período militar, mas o Brasil viveu 388 anos de escravidão, quando escravos eram submetidos a torturas abjetas e violentas. A OAB sempre se colocou contra essa violação dos direitos humanos.

Primeiramente, a configuração de tortura independe de resultar em lesão leve. Outrossim, a regra no processo penal é que todo crime é de ação penal pública, salvo se a lei dispor expressamente de forma diversa. (E) o agente ativo do crime deve ser, obrigatoriamente, agente público.

Começou sua carreira militar no município fluminense de Resende após formar-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Pode-se, portanto, afirmar que a tortura existente hoje no Brasil principalmente "contra pretos e pobres" é herdeira de uma tradição totalitária e foi intensificada principalmente durante o Estado Novo e a ditadura militar.

7 métodos de tortura usados até hoje

  1. Espancamento. Sem necessidade de instrumentos, é das formas de tortura mais comuns. ...
  2. Privação de sono. Música alta, barulho ou simplesmente perturbação constante. ...
  3. Choques elétricos. ...
  4. Pendurar pelos membros. ...
  5. Estupro. ...
  6. Execução simulada. ...
  7. Asfixia.

Confira abaixo formas comuns de tortura psicológica:

  1. Humilhações públicas e privadas. O abusador humilha a vítima por meio de comentários que, a princípio, parecem pouco ofensivos. ...
  2. Chantagem emocional. ...
  3. Perseguição sistemática. ...
  4. Distorção da realidade. ...
  5. Ridicularização. ...
  6. Restrição da liberdade de expressão. ...
  7. Isolamento.

Na antiga Grécia 500 a.C, a tortura era tida como um meio de punição ou de prova para incriminar e responsabilizar escravizados, estrangeiros e prisioneiros de guerra, que não eram considerados sujeitos de direitos na época.

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.

Conheça algumas das criações mais cruéis que foram usadas para punir não só criminosos, mas também revolucionários, mentirosos, fofoqueiros, homossexuais, adúlteros, promíscuos, hereges e quaisquer outros perfis que fossem considerados "perigosos" pelos poderosos de sua época.