Tem tensão mas não tem corrente?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Corrente e tensão são coisas diferentes. A tensão está sempre presente numa tomada de energia, mas a corrente só circula quando ligamos alguma coisa. É a circulação da corrente que leva a energia elétrica até o aparelho ou dispositivo que está sendo alimentado.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

Muito simples amigo. Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado.

Os materiais isolantes oferecem resistência à passagem da corrente elétrica e, por isso, são largamente utilizados para barrar a sua passagem. Quando eletricamente carregados, esses materiais “aprisionam” as cargas em seu interior.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère.

Defeito na tomada
O defeito pode ser na tomada em si – nesse caso, basta trocar a peça. Mas pode ser que o problema esteja na instalação e, se for isso, ao retirar a tomada você notará que algum fio está solto ou mesmo faltando.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

A fase continua entrando, a fase vai percorrer o circuito, a resistência, não vai encontrar o neutro ela vem voltando, então onde tem esse fio que antigamente funcionava funcionava como neutro, tinha sinal de neutro, ele perdeu a referência de neutro, então essa tensão que vem entrando pela fase, ela vem retornando ...

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

O desequilíbrio em um sistema elétrico trifásico é uma condição na qual as três fases apresentam diferentes valores de tensão em módulo ou defasagem angular entre fases diferentes de 120º elétricos ou, ainda, as duas condições simultaneamente.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

“Em primeiro lugar, a pessoa deve desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar todas as luzes. Em seguida, verificar se o relógio de energia continua girando. Em caso positivo, é sinal de que existe energia escapando.

Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica.

Quando entre dois corpos, ou entre dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, então dizemos que temos uma diferença de potencial elétrico (d.d.p) ou uma tensão elétrica.

A corrente elétrica é o nome dado para o movimento ordenado das cargas elétricas. Corpos que possuem cargas elétricas (como o elétron) mantêm essas cargas em desordem.