Tem tatu em Portugal?

Perguntado por: atrindade7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Dasipodídeos, popularmente conhecidos como tatu e armadilho (em Portugal), são uma família de mamíferos da ordem Cingulata.

Distribuição Geográfica: É a única espécie de tatu endêmica do Brasil, sendo encontrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e em algumas regiões do Maranhão, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Habitat: Caatinga e algumas áreas do Cerrado.

Eles são nativos do continente americano e tem extensa área de ocorrência, aparecendo desde os Estados Unidos até a América do Sul. Os tatus se alimentam de cupins, formigas, larvas, pequenos vertebrados e vegetais.

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode chegar a 1,5m de comprimento e pesar até 60 kg, sendo que, aparentemente, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas.

Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano. As mais conhecidas no Brasil são o tatu-peba, tatu-galinha e tatu-bola.

Porém, a posse do tatu como animal de estimação é proibida hoje em dia, bem como seu comércio e sua captura na natureza. Se você tem interesse em saber o motivo dessa proibição, neste artigo poderá conhecer mais sobre esses animais, sua importância no ecossistema e a legislação que os protege.

Diferentemente de outras espécies de tatus, o tatu-bola não é capaz de escavar buracos e não é adaptado à vida subterrânea. Esse gracioso animal alimenta-se de pequenos insetos, tais como formigas e cupins, e de material vegetal, como frutos.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

Dentro dela existem oito gêneros de tatu e 21 espécies. No Brasil, de acordo com o pesquisador Danilo Kluyber, do Projeto Tatu-canastra, pelo menos dez são conhecidas.

Alimentam-se principalmente de invertebrados, pequenos vertebrados, tubérculos, frutas e fungos, portanto são considerados onívoros ao invés de insetívoros.

Tatu-Bola-do-Nordeste

Como já foi dito, o Tatu-Bola-do-Nordeste é pequeno: o comprimento total do animal varia de 40 a 43 cm e essas medidas dão-lhe o título de menor tatu do Brasil. Seu peso chega aos modestos 1,8 kg.

Ele simboliza a proteção do nosso Espaço Sagrado, a necessidade de elevarmos um poderoso escudo energético para nos protegermos de interferências nocivas e relações tóxicas. O Tatu jamais se permite invadir. Ele demarca claramente os seus limites e toma todas as precauções necessárias para preservar a sua integridade.

Os tatus: São nativos aqui do RJ e ocorrem em todos os Biomas do Brasil. Ocorrem também desde o sul dos Estados Unidos, América Central, até Argentina, Paraguai e Uruguai.

O tatu-canastra (Priodontes maximus), também chamado de tatuaçu, é sem dúvida uma das espécies mais populares do grupo, por isso é comum perguntar o que um tatu-canastra come. Bem, ele se alimenta principalmente de cupins e formigas, mas também pode se alimentar de carniça, minhocas e répteis.

A textura da carne lembra frango, mas o sabor é um pouco mais forte (talvez uma mistura de frango com porco), afinal, é um animal selvagem. Antes de temperar era preciso deixar a carne ferver um pouco na água com folhas de mandioca para tirar o cheiro forte. É um cheiro que lembra sangue.

A banha de galinha serve para curar gripe, catarro no peito, ressecamento no intestino e pode ser usada no cabelo contra queda e ressecamento de pele. Também as penas da Galinha Rupiada servem para dor de cólica, é só colocar as penas para torrar no fogo, moer e tomar na água quando sentir a dor de cólica.

Tatuaçu ou tatu-gigante, como também é conhecido o tatu-canastra, é o maior e mais raro dos tatus existentes no mundo.

Tatu-galinha (nome científico: Dasypus novemcinctus), também conhecido como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso e tatuetê, é um tatu de médio porte encontrado nas Américas do Norte, Central e do Sul, tornando-o o mais comum dos tatus.

Tatu-canastra: conheça o maior e mais raro tatu do mundo, que vive na Amazônia.

O tatu-bola, também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil. De todas as espécies de tatu do país, é a única endêmica (que ocorre só nesse local). Não pare agora...