Tem tartaruga venenosa?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Exemplares da tartaruga-mordedora vivem no biotério semiextensivo de quelônios e lagartos do Butantan. Ela é diferente da maioria das tartarugas que vemos por aí. É bem maior, mais pesada e tem uma mordida muito forte. Não à toa é conhecida como tartaruga-mordedora por ser voraz e agressiva principalmente fora da água.

Nunca tente passar a mão em tartarugas selvagens. A menos que seja um especialista, nem chegue perto das tartarugas mordedoras, pois elas são agressivas e têm uma mordida incrivelmente poderosa. Nem sempre esses bichos servem para carinho.

Mordida de tartaruga-aligátor
Saiba que essa é a tartaruga com a mordida mais forte, podendo chegar até 600 kg numa abocanhada. Ela é uma das espécies de cágados bem agressivos que comentamos. Dificilmente pode ser encontrada no Brasil, sendo mais incidente na América do Norte e Central.

A salmonella faz parte do microbioma destes répteis e não faz mal a eles, mas ameaça a saúde humana. Pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem diarreia, febre e cólicas estomacais dentro de seis horas a seis dias após serem expostas.

Manter o ambiente do animal limpo é muito importante, pois fungos, parasitas e bactérias podem usar o pet como vetor, e causar nos seres humanos outras doenças como clamidiose, leptospirose, pentastomose, entre outras, alerta o veterinário.

Uma tartaruga-de-couro foi encontrada morta em Porto Belo, no Litoral Norte catarinense. Considerada rara em regiões costeiras, ela media 1,25 metro, pesava 225 quilos e precisou ser carregada por um carrinho pelos pesquisadores.

Essas lesões podem aparecer em quedas, ou quando uma tartaruga morde ou arranha a outra, nesse caso deve-se proceder a limpeza da região afetada com água e sabão neutro e consequentemente desinfecção da ferida com iodo diluído em água.

Tartarugas-de-kemp são também chamadas de tartarugas-marinhas-de-ridley-do-Atlântico. Elas estão entre as mais raras de todas as tartarugas marinhas e estiveram perto da extinção na década de 1980.

Outra forma de alimentação em Testudines é a da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que não tem uma mordida forte, mas é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de água-viva.

As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos. Há uma certa dificuldade em registrar exatamente quantos anos as tartarugas vivem, devido à longevidade dos humanos ser menor do que desses animais.

Mito: Criar um tipo de ave chamada “Canção” ou “Tartaruga” cura a asma. Verdade: Não existe nenhum embasamento cientifico em relação a esta afirmação.

Se você quer um animal dócil e bem tranquilo para se ter em casa, a tartaruga doméstica é uma ótima escolha. Então, se quer fugir dos padrões de pets tradicionais, essa é a hora de descobrir como criá-la e as principais características que encantam muitos tutores afora.

Se as tartarugas possuem a água como habitat natural, os jabutis sobrevivem exclusivamente na terra, ou seja, não têm características hidrodinâmicas. Seu casco é mais alto, grosso e pesado também, deixando-o bastante lento.

Os quelônios podem transmitir enterobactérias ao homem, como por exemplo a Salmonella spp, exigindo alguns cuidados de higiene ao serem manuseadas. Deve-se sempre lavar as mãos após o manuseio de tartarugas de qualquer espécies, principalmente por crianças, cujo organismo é mais sensível a doenças (FOWLER, 1997).

Para que haja contágio é preciso ingerir a bactéria, que se encontra na matéria fecal. Isto ocorre frequentemente quando as mãos não são lavadas corretamente depois de ter tocado o animal e os acessórios ou ter limpo o terrário. A pessoa põe a mão na boca ou contamina os alimentos durante a preparação.

Isso faz com que os tutores rapidamente “enjoem” do animal. Além disso, também é difícil perceber o estado de saúde dele, já que suas emoções não são facilmente identificadas. Outra característica que vai contra o senso comum é o fato do jabuti ser muito ativo, por mais que tenha o histórico de ser letárgico.

Elas são as tartarugas, os jabutis e os cágados. No entanto, muitas pessoas não sabem diferenciar essas três espécies. Por isso, neste post iremos mostrar características de cada uma delas para que você possa optar pela que mais se adequa ao seu ambiente!