Tem tartaruga no mangue?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os mangues do rio São Francisco estão na área de Mata Atlântica, nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, e são considerados importantes sítios de desova de algumas espécies de tartaruga-marinha.

Mangues são a vegetação que caracteriza os manguezais, ecossistemas litorâneos que se formam nas áreas de estuários, baías ou reentrâncias onde há uma transição entre a terra firme e o mar. Parte dessas áreas está constantemente alagada pela água salobra, o que resulta em solos lamacentos e com elevado teor de sal.

Peixes como sardinhas, garoupas, tainhas, manjubas, cavalos-marinhos e até tubarões também frequentam o mangue para reprodução e alimentação, e fazem parte deste cenário um dos maiores mamíferos brasileiros: o peixe- boi marinho e o curiosíssimo sagui, que andando em bandos, estes macaquinhos, opostos ao peixe-boi ...

Entre os animais encontrados no manguezal da Ternium Brasil está o jacaré-do-papo-amarelo, além espécies de invertebrados como caranguejos, siris, mexilhões, lagostas, camarões, mariposas, etc.

Muitas espécies de primatas, em diferentes partes do mundo, fazem largo uso de ambientes alagados – entre eles pantanais, manguezais, igapós e até praias – para extrair recursos para sua sobrevivência.

No Recife, as capivaras vivem principalmente nos manguezais e matas próximas aos rios. Ambientes cada vez mais degradados. Para viver nas cidades, as capivaras tiveram que mudar de hábitos. Na natureza, elas se alimentam durante o dia e descansam à noite.

o menor crocodilo do mundo é o crocodilo-anão, que vive nas florestas tropicais e manguezais da África Ocidental e Central. Essa espécie raramente atinge mais de dois metros de comprimento e pesa cerca de 18 a 32 quilos.

No Brasil, particularmente no nordeste, não é diferente, a produção de camarões em viveiros, seja em tanques no mangue ou em terra firme, tem crescido a cada ano.

Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.

O mangue é um ecossistema particular, que se estabelece nas regiões tropicais de todo o globo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.

No Brasil ocorrem três gêneros de árvores obrigatórias: Rhizophora, o mangue-vermelho (com três espécies: Rhizophora mangle, Rhizophora racemosa e Rhizophora harrisonii); Avicennia, o mangue-preto ou mangue-siriúba (com duas espécies: Avicennia schaueriana e Avicennia germinans); e Laguncularia, o mangue-branco (com ...

A planta, típica da vegetação do mangue, vem demonstrando elevado potencial para retirada de carbono da atmosfera, com base em conclusão de pesquisa similar já realizada no afluente do Rio Potengi, em Natal, no Rio Grande do Norte.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.

Sendo um ambiente de transição entre o mundo terrestre e o marinho, os manguezais são lares de diversas espécies de animais. Desde caranguejos até peixes, muito animais acham abrigo nesse ambiente.

Moradores permanentes desse ambiente inóspito e pouco oxigenado, os caranguejos são grandes contribuintes na criação de condições de vida para a flora e a fauna do mangue.

Os Sunderbans estão espalhados por cerca de 26.000 km2, abrangendo dois países, India e Bangladesh, e reconhecido mundialmente como o maior complexo deltáico do mundo, e abriga vasta área de manguezal. A vegeteção de mangue é composta de 84 espécies diferentes.

No Brasil, país com maior diversidade de macacos do mundo, esta “fórmula” faz com que mais de um quinto das espécies estejam ameaçadas de extinção.