Tem tártaro preto?

Perguntado por: hluz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

De acordo com o Dr. Langlais e o Dr. Miller, esse tipo de tártaro pode ter uma coloração marrom, enegrecida ou esverdeada. De qualquer modo, todas as formas de tártaro tornam-se mais escuras e aumentam com o passar do tempo.

Existem dois tipos de tártaro: o supragengival e o subgengival. A única coisa que distingue um do outro é a região em que ele se instala, sendo o supragengival caracterizado por se formar na parte aparente do dente, acima da borda da gengiva, podendo ser identificado pelo próprio paciente.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

As manchas escuras que aparecerem na lateral dos dentes, bem próximas a gengiva, podem representar duas complicações: cárie ou tártaro. O tártaro é uma camada bacteriana que se forma junto aos restos alimentares da boca, os quais a escovação não consegue remover.

O dente de leite pode ficar escuro por diferentes motivos: batidas, cáries, infecção da polpa dentária ou até mesmo por conta do uso de medicamentos. O mais comum é mesmo a batida do dente, ou seja, um traumatismo dentário.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Use um creme dental com controle de tártaro; Use bicarbonato de sódio como creme dental, que tem propriedades abrasivas que auxiliam a remover a placa bacteriana e o tártaro.

Também conhecido como cálculo, o temível tártaro quando não é tratado pode provocar a formação de cáries. Situação que você, com certeza, deve evitar.

O profissional fará a limpeza do tártaro usando curetas e ultrassom odontológico para raspar e alisar a superfície do dente. Na sequência, fará a “lavagem” dos dentes com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a placa bacteriana mais profunda.

Este é caracterizado por ser extremamente áspero e poroso, além de facilitar a adesão de bactérias. “Assim, o tártaro está diretamente relacionado à ocorrência de inflamação gengival (gengivite), caracterizada pelo sangramento durante a escovação e, até mesmo, espontâneo”, explica o dentista.

Usar óleo de girassol. A orientação é, simplesmente, fazer bochechos com uma colher (sopa) de óleo de girassol prensado a frio (sem engolir). Porém, Puglisi destaca que não existe nada melhor para a eliminação de tártaro e placa bacteriana do que: uma escova de dente, água e pasta.

O ponto preto no dente normalmente está ligado a presença de cáries, porém essa nem sempre é a situação. Esse ponto preto no dente também pode ser algum alimento preso no dente, tártaro, tabagismo, causada por algum medicamento ou consumo de alimentos com muito corante.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

“Tratamento para remoção de tártaro 'caseiro' não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes.

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

Esse monstrinho, normalmente caracterizado por um ponto preto no dente, é um processo infeccioso, causado por bactérias que alteram a mineralização do esmalte dentário, resultando em pequenas lesões na estrutura do dente.

Escurecimento natural
Conforme envelhecemos, é normal que os dentes comecem a ficar mais escuros. Mas o fato de ser algo comum não significa que a mudança da coloração não deva ser analisada por um dentista ou que não seja possível resolver o quadro.

Continuar lendo Porque o preto é preto?