Tem tamanduá fora do Brasil?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pode ser encontrado em países da América do Sul, como Brasil, Colômbia e Paraguai, e na América Central, como o Panamá. O tamanduá-bandeira, assim como as outras espécies de tamanduás, é um animal solitário.

Maior das quatro espécies de tamanduá, o tamanduá-bandeira pode atingir 2,4 metros de comprimento, da ponta do focinho à ponta da cauda. Os tamanduás-bandeira são considerados um dos mamíferos mais ameaçados das Américas principalmente porque seus habitats, como as pastagens, são ameaçados por atividades humanas.

Por mais que o animalzinho pareça inofensivo, ele pode ser perigoso quando seus instintos de defesa são provocados. Ele costuma andar de quatro, mas quando se sente ameaçado, apoia-se nas patas traseiras, abre os braços e mostra suas garras afiadas. Esse abraço pode ser letal até mesmo para outros predadores.

A polícia também alerta os moradores da zona rural que o consumo de carne de animais selvagens abatidos, além de ser crime, é extremamente perigoso para a saúde, pois pode transmitir inúmeras doenças para o ser humano, até mesmo incuráveis.

O Zooparque de Itatiba, conhecido por seus trabalhos de conservação recebeu recentemente um morador raro: um macho adulto de tamanduaí (Cyclopes didactylus), a menor espécie de tamanduá do mundo e que, na natureza, vive em áreas específicas do nordeste do Brasil.

Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), o tamanduá-mirim consta na categoria Ameaçada - Vulnerável. O Projeto: O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004, visando a divulgação de espécies da fauna nativa ameaçadas de extinção.

Habitat: Florestas tropicais, Caatinga, campos abertos e savanas, como o Cerrado.

Predadores. O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.

Populações diferentes da espécie vivem na Amazônia e nos mangues e restingas do nordeste brasileiro. Quase dois anos foi o tempo necessário para a equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (IPCTB) capturar o seu primeiro indivíduo de tamanduaí, o menor tamanduá do mundo.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.

É o tamanduá-bandeira que parte em defesa própria. Avança em direção à onça-pintada e parece tentar dar um soco com sua forte pata dianteira, munida de garras longas e afiadas - seu interesse é apenas se defender, já que se alimenta de formigas e cupins.

O que é Melete:
Termo regional usado na região Norte para definir um animal,o mesmo que tamanduá-colete.

Solitário, noturno e habitando os lugares mais altos da floresta, o tamanduaí é a menor e menos conhecida espécie de tamanduá do mundo. Na última segunda-feira (7), o Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo, recebeu o Yoyo, animal que pertence a este grupo e pesa 285 gramas.

O biólogo conta que o animal também é conhecido como tamanduá de colete e em relação ao tamanduá bandeira ele é um animal mais dócil. “Esse movimento de “abraço” em que ele ficou após ser solto é uma forma de defesa, ele se sente ameaçado ou acuado e levanta os braços para se sentir maior.

R$ 15,00.

Seus predadores incluem grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, e rapinantes podem predar filhotes.

Além de servirem de alimento para algumas espécies de grandes predadores carnívoros, os tamanduás-bandeiras atuam no controle das populações de insetos, como formigas e cupins.

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.