Tem sido ou tenham sido?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

ser

euter sido
ele, ela, vocêter sido
nóstermos sido
vósterdes sido
eles, elas, vocêsterem sido

Os tempos compostos são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por mais do que uma palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza mediante a utilização uma combinação de verbos, ao contrário dos tempos simples, que são expressos por apenas uma palavra.

ser

  1. Presente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você é nós. somos. vós. sois. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. fui. tu. foste. ele/ ela/ você foi. nós. fomos. vós. fostes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. era. eras. era. éramos. éreis. eram.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. fora. foras. fora. fôramos. fôreis. foram.
  5. Futuro. eu. serei. serás. será seremos. sereis. serão.

1 existido, vivido, estado, ficado, virado, tornado.

sidos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. hilaridade ou hilariedade? à última hora ou à última da hora?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Cido ou sido: qual é a forma correta? Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

Pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo
Nesse caso, ele é empregado para se referir a um evento anterior a outro evento no passado. Exemplo: Talvez tivesse sido um bom aluno. Obs.: Nos tempos compostos o verbo haver também é empregado, embora o “ter” seja mais usual.

Tempos verbais

  1. Indicam o presente quando se referem a algo que acontece no momento em que se fala.
  2. Indicam o futuro quando se referem a algo que acontecerá depois do momento em que se fala.
  3. Indicam o passado, também chamado de pretérito, quando se referem a algo que aconteceu antes do momento em que se fala.

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

O pretérito perfeito composto é utilizado para indicar uma ação repetida que ocorreu no passado e que se prolonga até o presente. Ele é formado pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado triste essa semana.

Infinitivo pessoal: ser, seres, ser, sermos, serdes, serem. Gerúndio: sendo. Particípio: sido.

Com o verbo ser, a concordância verbal é feita, como normalmente, com o sujeito gramatical, ou seja, o verbo ser concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1. ª, 2.

Concordância do verbo ser com o predicativo do sujeito. Em algumas situações, o verbo ser concorda com o predicativo do sujeito, ficando no singular se o predicativo do sujeito estiver no singular e no plural se o predicativo do sujeito estiver no plural.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos.

A expressão “deve ter sido ou cido” é uma construção verbal comum na língua portuguesa que indica uma suposição ou dedução sobre algo que aconteceu no passado. Embora a forma “deve ter cido” seja arcaica e não seja mais utilizada na língua portuguesa moderna, ambas as formas são equivalentes e têm o mesmo significado.

Embora as formas verbais haja e hajam existam e estejam corretas, como o verbo haver é predominantemente utilizado como verbo impessoal, a forma hajam, no plural, tem uma utilização muito reduzida, sendo maioritariamente utilizada a forma no singular haja.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Hajam só pode usar-se quando significa tenham, portanto quando não é impessoal, isto é quando se pode conjugar no tempo todo (haja, hajas, etc.).

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!