Tem se está certo?

Perguntado por: osalazar6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Resposta verificada por especialistas. As duas formas quanto à utilização do verbo "ter" estão corretas. Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

2 acha-se, supõe-se, pensa-se, toma-se, concebe-se, reputa-se, qualifica-se, estima-se, aprecia-se. Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade. Permanece numa dada posição: 4 conserva-se, mantém-se, aguenta-se, segura-se, sustenta-se, sustém-se.

1 deve-se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, é necessário, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.

2 trazem, levam, portam, carregam, acompanham-se. Exemplo: Elas sempre têm linha e agulha na bolsa. Contêm ou são compostos por: 3 contêm, incluem, abrangem, compreendem, apresentam, compõem-se, constituem-se, comportam, encerram, constam.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL.

Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.

Isso quer dizer que representa eles/elas têm. Esse acento diferencial serve, inclusive, para as formas compostas, como abster (abstém/abstêm), obter (obtém/obtêm), conter (contém/contêm), deter (detém/detêm), entreter (entretém/entretêm), manter (mantém/mantêm).

Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

A classe gramatical da palavra "tem" é o verbo. A palavra "tem" se trata da conjugação do verbo "ter" na terceira pessoa do presente do indicativo, isto é, "ele tem".

verbo pronominal
Parar, conter-se, deter-se, manter-se.

Têm ou tem: significado
Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.