Tem Sapo no mangue?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Há, entretanto, uma exceção : um sapo, chamado comedor-de-caranguejo, encontrado no sudeste da Ásia. Este pequeno animal, habitante dos mangues pantanosos do litoral, nada e procura alimento na água do mar.

Mas existem também os animais que têm no manguezal a sua principal morada. É o caso dos caranguejos, sururus, taiobas, mariscos em geral e ostras. Estes animais acabaram por desenvolver habilidades adaptativas que permitem a eles suportarem as variações diárias do ecossistema.

Mangues são a vegetação que caracteriza os manguezais, ecossistemas litorâneos que se formam nas áreas de estuários, baías ou reentrâncias onde há uma transição entre a terra firme e o mar. Parte dessas áreas está constantemente alagada pela água salobra, o que resulta em solos lamacentos e com elevado teor de sal.

No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia. A vida dos sapos é intimamente relacionada com a água. A água é fundamental para sua reprodução e a umidade garante a respiração cutânea. O Bufo marinus (sapo-cururu) é a espécie mais comum no Brasil.

Existem alguns anfíbios que são tolerantes ao sal – por exemplo, Rana pipiens (rã tigre?), Xenopus laevis (rã-de-unhas-africana) e o sapo Bufo viridis (sapo-verde-europeu), que são encontrados em água salobra; e os habitantes de lagoas e manguezais, como Fejervarya cancrivora (sapo comedor de caranguejo?), têm girinos ...

No Brasil, particularmente no nordeste, não é diferente, a produção de camarões em viveiros, seja em tanques no mangue ou em terra firme, tem crescido a cada ano.

Os mangues do rio São Francisco estão na área de Mata Atlântica, nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, e são considerados importantes sítios de desova de algumas espécies de tartaruga-marinha.

o menor crocodilo do mundo é o crocodilo-anão, que vive nas florestas tropicais e manguezais da África Ocidental e Central. Essa espécie raramente atinge mais de dois metros de comprimento e pesa cerca de 18 a 32 quilos.

Grande parte dos animais que habitam os manguezais passam uma pequena parte de sua vida nestes locais. Os camarões, por exemplo, antes de se deslocarem para os oceanos, em sua fase de larva até tornarem-se jovens, se desenvolvem dentro do manguezal e lá permanecem durante a fase do crescimento.

No Recife, as capivaras vivem principalmente nos manguezais e matas próximas aos rios. Ambientes cada vez mais degradados. Para viver nas cidades, as capivaras tiveram que mudar de hábitos. Na natureza, elas se alimentam durante o dia e descansam à noite.

Ação de Salles pode extinguir espécies de animais em manguezais e restingas

  • Caranguejo-uçá é um dos animais que pode ser extinto dos manguezais. Imagem: Divulgação/MAPA.
  • Jacaré-de-papo-amarelo é um dos animais em risco de extinção no Brasil. ...
  • Papagaio-de-cara-roxa corre risco de extinção.

Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.

O mangue é um ecossistema particular, que se estabelece nas regiões tropicais de todo o globo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.

Conforme Lacerda (1984) os principais motivos que ameaçam os Manguezais Brasileiros: Desmatamento para expansão industrial e urbana e portuária; Uso potencial para aquacultura; Poluição ambiental; Crimes ambientais; Acidentes ambientais; Especulação imobiliária; Extração de madeira; Terras para agricultura; ...