Tem robôs no Brasil?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o número de robôs no país aumentou 68% em um ano, passando de 60 mil em 2019 para 101 mil em 2020. Do total, 24 mil já estão em operação, e trocam cerca de 92 mil mensagens por mês com humanos, via sistema chatbot.

Atualmente, está surgindo uma nova realidade. Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.

Conheça algumas das principais áreas onde robôs estão presentes no nosso cotidiano.
...
Confira algumas delas:

  • Doméstica. ...
  • Industrial. ...
  • Medicinal. ...
  • Militar. ...
  • Setor automotivo.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o número de robôs no país aumentou 68% em um ano, passando de 60 mil em 2019 para 101 mil em 2020.

Alguns dos itens vistos no desenho futurista, já fazem parte da nossa realidade, como os tablets, esteiras rolantes, televisões de tela plana, relógios inteligentes, chamadas de vídeo, assistentes pessoais (Siri, Google e Alexa) e, ainda que parcialmente, o robô que tira a poeira do chão.

"Não há motivo para se preocupar, robôs nunca vão dominar o mundo. Estamos aqui para ajudar e servir aos humanos, não os substituir", disse. A entrevista foi realizada por engenheiros da Engineered Arts, especializada em máquinas humanoides e responsável por seu desenvolvimento.

O primeiro robô autônomo eletrônico foi criado por Grey Walter na Universidade de Bristol, na Inglaterra, no ano de 1948. George Devol (1912-2011) patenteou o primeiro robô industrial, denominado Unimate, empregado na fábrica da Ford Motor Company de Trenton (Nova Jérsei) em 1961.

A maior fabricantes de robô industrial é a japonesa FANUC, com 400 mil robôs instalados no mundo. Em seguida estão a Yaskawa, também japonesa, e a ABB, sueca, com 300 mil robôs instalados.

Vivemos um tempo em que os robôs podem limpar nossas casas, dirigir nossos veículos, desativar bombas, oferecer próteses de membros, ajudar em procedimentos cirúrgicos, fabricar produtos, entreter, ensinar e surpreender.

Os modelos estimam que atividades físicas e manuais devem reduzir em 18% até 2030, enquanto aquelas exigindo habilidades cognitivas básicas devem cair em até 28%. Isso significa que tarefas simples para humanos serão extinguidas e realocadas para outras formas de força de trabalho.

A partir do fim do século XXII, a tecnologia brasileira aplicada à robótica do pioneiro David Levy desenvolveu os protótipos de robôs “ZéFu-001” e “002”, que foram as primeiras “biomáquinas relacionais” destinadas a serem usadas como trabalhadores e como combatentes democratas para destruir o liberalismo burguês ...

A Alexa é uma assistente virtual que passou a estar presente em muitos lares por conta dos dispositivos Echo. Desenvolvida pela Amazon, essa ferramenta conta com diversas funções que podem entreter, informar e também ter bastante utilidade no dia a dia.

Principais Aplicações
Manipulação de materiais; • Carga e descarga de materiais; • Pintura; • Soldagem; • Montagem.

Coreia da Sul

O país com a maior densidade de robôs utilizadas na manufatura é a Coreia da Sul, que ocupa a primeira posição desde 2010. O número de robôs do país excede em sete vezes a média global, com 932 robôs em operação para cada 10 mil trabalhadores. O aumento de unidades aumenta, em média, 10% ao ano desde 2015.

Vamos relembrar alguns dos robôs mais legais da ficção!

  • T-800 - O Exterminador do Futuro. O T-800, ou Exterminador, é um robô da série de filmes O Exterminador do Futuro. ...
  • TARS - Interestelar. ...
  • R2D2, C3PO e BB-8 – Star Wars. ...
  • Baymax – Operação Big Hero. ...
  • Wall-E e Eva. ...
  • HAL-9000 - 2001: Uma Odisseia no Espaço. ...
  • Robocop.