Tem risco de furacão no Brasil?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil.

O furacão Ian voltou a ganhar intensidade depois de atingir a Flórida (EUA). Agora, segue nesta 6ª feira (30. set. 2022) para os Estados norte-americanos Carolina do Sul, Carolina do Norte e Geórgia.

Furacão Catarina

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

Os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas, por falhas geológicas e também pelo vulcanismo. Como o Brasil fica localizado no centro da placa tectônica sul-americana, é difícil haver grandes terremotos.

Ida foi a nona tempestade nomeada, o quarto furacão e o segundo maior furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2021, Ida originou de uma onda tropical no Mar do Caribe em 23 de agosto.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

Os furacões costumam destruir prédios, arrastar carros e arrancar árvores, mas tudo depende da velocidade dos ventos. A escala Saffir-Simpson classifica os furacões em cinco categorias.

"Por enquanto, é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência", diz Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo.

NOAA Weather Radar Live
Permite acompanhar a progressão de um furacão em tempo real e até offline, baixando dados para o cache do celular (apenas previsão, ele não atualiza nada nesse modo). Exibe animações de progressão de uma tempestade na última hora e emite alertas de segurança.

Eles formam-se em águas quentes dos oceanos, aquelas que possuem temperaturas médias de aproximadamente 26ºC. Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil. O mais perto que chegamos foi de um ciclone tropical que atingiu Santa Catarina em 2004, e deixou cerca de 30 mil desabrigados.

11 de março de 2023: Fortes chuvas do ciclone Yaku afetam Equador e Peru. 11 de março de 2023: Ciclone Freddy se torna o mais duradouro já registrado e atingirá Moçambique uma segunda vez. 27 de fevereiro de 2023: Duas tempestades são nomeadas na Europa no mesmo dia.

A região é formada quando existe um fluxo de ar de cima para baixo, o que faz com que as nuvens se dissipem, criando uma espécie de oásis. Segundo cientistas, o olho pode ocupar uma área entre 30 km e 60 km de diâmetro.

JÁ TEVE FURACÃO NO BRASIL? Apesar de um ciclone tropical ter sido registrado oficialmente no Brasil, não há registros de furacão no país. Em 2004, o ciclone tropical Catarina atingiu o estado de Santa Catarina, no Sul, e deixou 10 mortos, mais de 500 feridos e aproximadamente 30 mil pessoas sem abrigo.