Tem ribossomos na célula vegetal?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Eles podem ser encontrados dentro das mitocôndrias, nos cloroplastos (células eucarióticas próprias de vegetais e de algumas algas), distribuídos pelo citoplasma ou agarrados na parede do retículo endoplasmático rugoso.

Os ribossomos são estruturas que podem ser encontradas livres no citoplasma das células, sendo chamados de ribossomos livres, ou então associados à membrana do retículo endoplasmático e do envoltório nuclear, sendo chamados de ribossomos ligados.

Plastos

Plastos ou plastídios: Os plastos ou plastídios são estruturas encontradas exclusivamente nas células vegetais. Essas estruturas destacam-se pela presença de dupla membrana e DNA, o que sugere que essas organelas surgiram por um processo de endossimbiose. Cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos são tipos de plastos.

As células procariontes ou procarióticas não possuem núcleo, estando seu material genético disperso no citoplasma.

Os ribossomos, assim como nas células bacterianas, aparecem nas células eucarióticas, entretanto, esses são maiores e apresentam diferenças em sua composição. De uma maneira geral, podemos perceber que as células eucarióticas apresentam estrutura mais complexa do que as células procarióticas.

Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

Existem dois tipos de ribossomos – “livres” e “associados” a um retículo endoplasmático. Os ribossomos associados estão ligados à superfície do retículo endoplasmático e são o local onde acontece a síntese de proteínas. A síntese de proteínas também ocorre nos ribossomos livres.

A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Além dele, participam desse processo as moléculas de DNA e RNA. Os ribossomos reúnem diversos aminoácidos durante a síntese proteica através de uma ligação química chamada de ligação peptídica.

Os ribossomos de eucariontes são maiores, a subunidade menor (ou 40S) é formada por uma molécula de RNA (18S) e aproximadamente 30 proteínas; a subunidade maior ( 60 S) contém três moléculas de RNA (28S, 5,8S e 5S) e aproximadamente 45 proteínas (Figura 9).

A célula vegetal apresenta as estruturas básicas de uma célula eucarionte: membrana plasmática, citoplasma, organelas celulares membranosas e núcleo delimitado por membrana.

A célula vegetal é eucariótica e diferencia-se da animal em virtude da presença de estruturas como a parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular. A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo.

Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula. Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.

As células eucariontes apresentam núcleo definido e estão presentes em protozoários, fungos, animais e plantas. As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear.

As chamadas células eucariontes (do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa núcleo) são as células que apresentam núcleo, ou seja, apresentam o material genético envolvido pelo envoltório nuclear, o qual é constituído por duas membranas concêntricas.

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.

Todas as reações químicas importantes para um ser vivo acontecem no microambiente da célula.
...
Eles começam sua vida como células-tronco e amadurecem em três tipos principais de células:

  • Glóbulos vermelhos;
  • Glóbulos brancos;
  • Plaquetas.

d) O núcleo, presente apenas em células eucariotas, é a estrutura que abriga o material genético celular e, além disso, apresenta membrana dupla (carioteca) contendo poros, através dos quais ocorrem trocas de material entre o núcleo e o citoplasma.

Função dos ribossomos
Os ribossomos, conforme dito acima, são organelas citoplasmáticas não membranosas responsáveis pela síntese de proteínas, ou seja, são eles que vão construir as proteínas dentro do citoplasma da célula.

As pequenas partículas formadas a partir da digestão (nutrientes) atravessam as paredes do intestino delgado e dos vasos sanguíneos e são transportados pelo sangue para todas as células do corpo humano. Portanto, o sistema circulatório é quem carrega esse nutriente para cada célula do corpo.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.