Tem RG com 7 dígitos?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

os oito primeiro dígitos são o número base; o nono dígito define a região fiscal; o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores; o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

Dessa forma, no Estado de SP, por exemplo, o RG possui 9 algarismos, contanto com o dígito final. O padrão é 12.345.678-9. O dígito final, por sua vez, passou a ser incluído obrigatoriamente há alguns anos.

Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

A RG Identificação é uma empresa especializada em impressão digital de diversos produtos, além da fabricação de materiais gráficos para vários segmentos do mercado.

Sendo assim, na prática, uma pessoa pode ter até 27 números de RG. A nova carteira de Identidade trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país”.

A medida foi adotada para reduzir o risco de fraudes, já que o número, além de válido em todo o território nacional, é gerado pela Receita Federal (RF). O RG, em contrapartida, é estadual, ou seja, o cidadão pode ter um RG diferente em cada estado do país.

Amaro Dewes há 9 anos. Olá ! Ao fazer nova carteira de identidade apresente a primeira (ou pelo menos cópia) que a numeração vai continuar a mesma, sem alterações !

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço. Sua principal função é impedir que haja erros de transmissão de dados ou digitação, além de evitar fraudes.

Digite o número seu RG e o número do código interno (números que ficam acima do código de barras do RG)

Os documentos digitalizados passaram a ser 100% emitidos de forma digital, tendo em vista que até mesmo a fotografia do portador é inserida digitalmente. A atribuição de formatação igualitária entre todos os estados emissores e também os espelhos dos documentos que passaram a ser os mesmos, foram uma grande conquista.

Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão.

Nova carteira de identidade terá QR Code
Assim que a pessoa receber o documento em papel ou policarbonato (plástico), ela poderá acessar a versão digital pelo aplicativo do governo federal. Em vídeo, o governo federal indicou que os campos a serem preenchidos na nova carteira de identidade serão: Nome. Nome Social.

Basta acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. O site disponibiliza seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG.