Tem remédio para procrastinação?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

A psicologia oferece inúmeros recursos para que você lidar com a procrastinação e seus efeitos no cotidiano. Adiar tarefas e/ou viver inseguro(a) sobre si enquanto parte de uma sociedade complexa pode ser muito limitador.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

A procrastinação crônica pode virar doença? É importante dizer que a procrastinação crônica não é uma doença, mas pode ser o início de um problema que precisará de um tratamento. Ela começa como um sintoma do dia a dia, mas pode levar a um transtorno psicológico.

Quem tem TDAH, frequentemente enfrenta problemas com a procrastinação. Os especialistas afirmam que essa é a única doença que pode estar relacionada ao hábito frequente de procrastinar. O problema principal dessas pessoas é a dissociação do tempo presente.

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Em outras palavras: a pessoa não consegue parar de procrastinar porque, enquanto adia suas ações, se protege do medo de falhar, de ser rejeitado ou de se perceber inadequado. Portanto, podemos notar que, por trás da procrastinação, há uma severa autocrítica, sentimentos de insegurança e problemas de autoconfiança.

Além disso, tende a pensar que conseguirá fazer depois, ou que fará melhor depois. Outro fator que colabora é que as pessoas que vivem com TDAH são “autossabotadas” por sua própria mente, e não têm a mesma noção de tempo que as pessoas neurotípicas.

A Procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos e/ou fisiológicos, estando associados algumas vezes a um quadro de ansiedade, de depressão ou de TDAH, pessoas que estão em algum desses quadros têm uma tendência maior a procrastinarem, mas isso não significa que todas as pessoas que procrastinam têm ...

Embora adiar ocasionalmente uma tarefa não seja necessariamente problemático, a procrastinação crônica pode ter efeitos negativos preocupantes. Ela pode, por exemplo, levar ao aumento do estresse, perda de produtividade e queda na qualidade do trabalho.

Para pessoas com ansiedade, é comum pensar demais sobre as tarefas, o que também aumenta a sensação de mal estar, fazendo com que a procrastinação se torne algo frequente.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.

Emoções – os portadores de TDAH demonstram excitação e alegria diante de estímulos positivos, raiva e frustração diante de estímulos negativos, e também raiva. Quem tem depressão é indiferente e inexpressivo, seja a situação boa ou ruim.

TDAH tem cura? O TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta. Mas, cerca de 50% das pessoas com o transtorno, continuam apresentando os sintomas durante toda a vida. O tratamento na infância e adolescência para o TDAH é multidisciplinar.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com ele, mais do que do pão que comia. E José era formoso de porte, e formoso à vista. 7 E aconteceu, depois dessas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os seus aolhos em José, e disse: Deita-te comigo.

A regra dos 2 minutos
Esta regra é simples: se algo dura menos do que 2 minutos, faça na hora para não procrastinar. Por mais que seja uma ótima estratégia, essa regra precisa ser utilizada com cuidado, pois é capaz de te levar a acreditar que muitas tarefas levam menos de 2 minutos.

Vamos conhecer esses cinco tipos!

  • Procrastinador perfeccionista.
  • Procrastinador impostor.
  • Procrastinador medroso.
  • Procrastinador sobrecarregado.
  • Procrastinador feliz.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.