Tem remédio para pensamentos negativos?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Olá! Não será medicamento algum que irá tirar você do quadro depressivo e sim terapia! Busque por terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia!

As medicações usadas para o TOC são: Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): representados pela Fluoxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Paroxetina, Citalopram e Escitalopram, esses medicamentos normalmente são considerados como primeira escolha para o tratamento do TOC.

É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida. Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem mas cada tem o seu jeito de lidar com isso.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Agora, ao trabalho! (e pegando leve com você)

  1. Reconheça a ansiedade como uma reação normal a situações de estresse.
  2. Desafie seus pensamentos negativos. ...
  3. Converse com você como se estivesse conversando com seu melhor amigo.
  4. Crie o hábito de pensar positivo.

Você pode tentar “reinicializar” através da meditação. Uma meditação de um minuto pode ser suficiente para você reinicializar, respirar fundo, manter a calma e esvaziar a cabeça. Com a mente mais tranquila e vazia, você pode tentar preenchê-la com pensamentos positivos.

Os sintomas da depressão também estão associados a pensamentos negativos. Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes.

Alguns exemplos de remédios para memória e concentração são:

  1. Lavitan memória. ...
  2. Memoriol B6. ...
  3. Pharmaton. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Gerovital. ...
  6. Tebonin. ...
  7. Fisioton.

Também conhecidos como smart drugs ou nootrópicos, estes medicamentos têm como principal função aumentar a capacidade cognitiva.
...
As smart drugs mais conhecidas

  1. Piracetam. ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

Possíveis causas dos pensamentos obsessivo e repetitivos. De antemão, é preciso abrir a mente a respeito dos pensamentos obsessivos e repetitivos, em sua grande maioria, estão relacionados ao modo como aprendemos a encarar as situações da vida e nossa maturidade de validação frente a determinados pensamentos.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

Os pensamentos intrusivos têm cura quando tratados seriamente e precocemente, antes que se tornem algum transtorno mais sério, como por exemplo o TOC. É importante buscar ajuda profissional para entender como encarar essas situações, de forma a mudar sua postura ao agir frente a esses pensamentos.

Em estados mais intensos de ansiedade podem ocorrer pensamentos que a pessoa normalmente entenderia que não fazem sentido. São idéias absurdas, também chamadas de obsessivas, já que além de não fazerem sentido, frequentemente são involuntárias, persistentes e repetitivas, trazendo significativo sofrimento.

Temos que recuperar a serenidade e voltar a ter o controle sobre a situação. Em momentos assim não pense em outra coisa: foque em voltar para seu centro. Deixe todo o resto de lado. Sua mente e seu coração estão lhe dizendo que deve olhar para dentro para se recompor diante do que está acontecendo.

Existem tantos tipos de pensamentos negativos quanto pessoas, mas eles podem ser resumidos em 8 categorias amplas, fáceis de detectar por causa das atitudes que geram.

  1. Estado de emergência permanente. ...
  2. O autoadministrador. ...
  3. O extremista. ...
  4. O rotulador. ...
  5. Visão de túnel. ...
  6. O generalizador. ...
  7. O impostor. ...
  8. O super-herói.

Confira algumas dicas de para superar os obstáculos e se livrar de padrões prejudiciais em sua vida com ajuda da Inteligência Emocional:

  1. Olhe para suas emoções. ...
  2. Mantenha o controle. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Seja flexível. ...
  5. Não fique se punindo.

Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente. Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala. “Os neurônios precisam de neurotransmissores para se comunicar.