Tem redação no concurso do INSS?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Perto de ser realizado, o concurso INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) será sem redação! A informação foi divulgada nas mídias sociais do Prof. Hugo Goes.

A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca dos conteúdos ministrados no curso.

Aos candidatos, será aplicada no dia 09 de abril uma prova objetiva e uma prova discursiva, ambos de caráter eliminatório e classificatório. Confira mais detalhes sobre o curso de formação.

Como ser aprovado no concurso INSS 2022? Saiba que conforme o edital, a disciplina de Direito Previdenciário corresponde a mais 58% da pontuação da prova, isso significa que o sucesso na avaliação depende do desempenho nesse conteúdo.

REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Dentro da análise, é possível constatar que a maior nota de corte foi na Gerência Executiva de Aracaju, capital do estado de Sergipe, com 106 de nota de corte na ampla concorrência. Já a menor foi encontrada na Gerência Executiva de Boa Vista, estado de Roraima, com 87 pontos, também na ampla concorrência.

c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. Para não ser desabilitado, o candidato deve obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Concurso INSS: matérias que caem
A matéria mais cobrada para o cargo de Técnico do Seguro Social é Seguridade Social. Em seguida as matérias de maior relevância para o cargo são: Língua Portuguesa e Noções de Direito Constitucional.

Normalmente, as questões discursivas possuem um texto como base, um trecho de uma obra literária, de um livro, ou uma própria problemática apresentada pela prova. A partir disso, o candidato é convidado a responder algumas questões, em forma de pergunta, comentário, ou explicação.

Ela é composta por uma redação, geralmente com um tema específico, em que o candidato deve apresentar suas ideias de forma clara e objetiva. A prova discursiva tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de se expressar de forma coerente e coesa, bem como sua capacidade de argumentar e defender suas ideias.

Segue algumas dicas para elaboração de discursivas:

  1. Atenção aos enunciados. ...
  2. Seja objetivo e claro na sua resposta. ...
  3. Dedique uma atenção a coerência e coesão. ...
  4. Cuidado com a gramática e a caligrafia. ...
  5. Fundamente sua resposta.

Sob organização do Cebraspe, o concurso INSS será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

Concurso INSS: Provas e etapas

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito. Constitucional; Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico-Matemático.

O curso de formação do concurso INSS realizado em 2022 terá carga horária de 180h que deverão ser cumpridas entre 30 e 45 dias, seu início deverá acontecer a partir de fevereiro de 2023, com isso, as convocações e nomeações dos aprovados estão previstas para março deste ano.