Tem que tirar o pus da espinha?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

A espinha é uma pequena inflamação e, quando você coloca pressão sobre ela, e esvazia aquele pequeno conteúdo de pus, você cria uma ferida na pele. Essa ferida pode se transformar em uma inflamação pior do que a própria acne, que exigirá cuidados e poderá deixar uma cicatriz.

Sabe quando você espreme uma espinha e o pus esguicha? O líquido também estoura para baixo, abrindo um canal profundo na pele. Caso uma bactéria adentre por esse caminho, ela poderá causar uma forte infecção, que pode evoluir de forma grave e provocar até a morte.

E, por fim, não esprema a espinha!
Além de poder causar mais inflamação e até infeccionar a região, você pode machucar sua pele e ficar com aquela cicatriz por muito tempo.

Ferva um pouco de água e coloque em uma bacia, fazendo com que a região da espinha interna fique próxima ao vapor. O método faz com que os poros sejam abertos e a espinha vá saindo aos poucos.

EVITE ESPREMER OU MEXER NAS ESPINHAS INFLAMADAS
Isso porque o ato de cutucar ou espremer essas erupções pode resultar em cicatrizes que viram manchas na pele e vão te dar um trabalho ainda maior no futuro.

“Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Às vezes gelo também pode funcionar bem para tratar espinhas quando usado em conjunto com tratamentos quentes, como compressas ou toalhas no ... Remove sujeira e detritos. Colocar gelo diretamente na pele não é recomendado. O gelo pode aderir à pele e causar queimaduras de frio, o que pode agravar a acne.

Espinha com ponta amarelada
O pontinho amarelo é uma pústula, um acúmulo de pus, que deve ser retirado para que a espinha seque.

Composto por uma mistura de queratina, células mortas e sebo, o cisto se forma quando essas substâncias da pele se acumulam e geram uma espécie de cápsula, e isso impede que sejam absorvidas pelo organismo. Geralmente, os cistos aparecem depois da puberdade.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

Quando ela surge em uma camada superficial, o corpo tem mais facilidade para liberar o líquido formado como resultado dessa inflamação. Em alguns casos, porém, esse processo ocorre em uma camada mais profunda da pele e o corpo tem mais dificuldade em liberar o pus formado durante o processo inflamatório.

Sabe aquela espinha com vermelhidão, endurecida devido à presença de pus e bem dolorida? Essa é a acne de segundo grau, formada pela inflamação das glândulas sebáceas, que prolifera a bactéria Propionibacterium acnes.

Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular. Conclusão: sebo + bactérias + células descamadas da parede do poros expandem-se na pele, causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus, ou seja, uma espinha "vermelhona".

Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

Álcool. a região ao redor da espinha pode ser afetada de forma negativa, aumentando ainda mais a inflamação.

Toda reação inflamatória se resolve mais rápido com calor local para trazer as células de defesa pela vasodilatação. Podemos, então, fazer calor local, além de máscaras específicas que ajudam a regular a produção do sebo e a queratinização da pele. Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.

Se estiver altamente inflamado, aplicar gelo ajudará a diminuir muito a inflamação e a vermelhidão. Além disso, o frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos, diminuindo a produção de óleo e ajudando a prevenir a formação de acne.

Esprema a espinha certa
Basicamente, você está procurando uma espinha com ponta branca, conhecida como pústula. Se a espinha que você quer espremer é um nódulo mais profundo (do tipo firme, doloroso e vermelho), não a esprema. Isso porque, disse ao HuffPost a dermatologista Dra.

O ácido salicílico é grande aliado como um ativo secativo, já que é um beta-hidroxiácido que promove a renovação celular. Isso é ideal para a área que está com espinha inflamada, pois vai se recuperar mais rapidamente com o ativo.