Tem que ter licença para criar abelhas?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Também pela normas, o meliponicultuor, independentemente do número de colmeias que tenha ou pretenda criar, deverá fazer um cadastro simplificado no Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre (GeFau/SIMA) com dados pessoais e informações das espécies que já possui ou queira trabalhar.

Documentos Necessários
Cópia dos documentos de identificação de pessoa física (RG. e CPF) ou jurídica (CNPJ.); Localização do meliponário (endereço detalhado/roteiro de acesso e coordenadas geográficas); Descrição simplificada do meliponário: número de colônias por espécie, origem das mesmas e croqui da área.

Para regularizar um apiário você não precisa regularizar sua empresa no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já quem comercializa deve obter essa certificação.

Código de Posturas do Município prevê notificação e multa para quem descumprir norma Além da proibição da criação de animais não domésticos, como galinhas e outras aves de corte, e também de bovinos, suínos etc.

5º Ficam declaradas como especialmente protegidas as espécies de abelhas identificadas como polinizadoras de espécies vegetais utilizadas na agricultura ou que tenham função relevante na recuperação de áreas degradadas e na manutenção ou recomposição de ecossistemas.

A criação de abelhas pode ser um bom negócio para quem quer começar uma atividade no campo. O investimento em um apiário com 10 colmeias custa, em média, R$ 3.000. E o retorno do investimento pode acontecer em até três anos.

Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos.

O local deve ter água próxima, a cerca de 300 m, para refrigerar as colméias. Se a área for boa, pode reunir até 25 colméias, que devem estar até 500 m longe de casas, estradas e outros animais. Com duas caixas, o apicultor pode colher mais de 40 kg de mel por ano.

“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

A palavra apicultura é a arte de criar abelhas sendo os principais produtos obtidos e comercializados desta atividade o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina), além do serviço de polinização e a profissão de apicultor, somente pode ser exercida pela pessoa portadora da carteira nacional do ...

Legalizando a venda de mel e produtos apícolas
Precisa estar ciente que o estabelecimento também deverá ser registrado junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp), responsável pela inspeção dos produtos de origem animal e que é permitido somente utilizar a própria matéria-prima para fabricação dos produtos.

O apiário é outro fator importante para aqueles que optam pela apicultura. De acordo com o pesquisador, a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola de cada região. As áreas do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 ou mais.

Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige investimento em torno de R$ 350,00 por 50 colmeias. A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final.

Resposta. 1200 abelhas terminam em 30 dias, então 1200 está para 30. 1800 está pra x ( pois não sabe o tanto de dias que 1800 abelhas gastaria.) A colméia fica pronta em 45 dias.

Para obter rendimentos excelentes, o local ideal para o apiário é aquele onde o pasto apícola (o conjunto de flores que fornecerão o pólen e o néctar às abelhas) está próximo, é abundante e não apresenta interrupções durante o ano. Para as abelhas esta proximidade é um raio de 500 metros a dois quilômetros.