Tem que ter espaço depois da vírgula?
Após o uso da vírgula, deve haver, obrigatoriamente, um espaço, seja em textos digitais seja em textos manuscritos. O espaço é necessário entre as palavras que são separadas por uma pausa, representada pela vírgula.
Tem que dar espaço depois da barra?
A barra, quando tem uma função disjuntiva, não admite espaços nem antes nem depois de si (à semelhança do hífen, que tem função aditiva): «Insira aqui as palavras e/ou expressões que lhe suscitam dúvidas.»
O que não se separar por vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Como antes ou depois da vírgula?
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
É depois da vírgula?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Tem vírgula depois do logo?
As formas corretas são “logo, logo” e “já, já”, com vírgula.
Como usar a vírgula depois do é?
A vírgula é usada depois da conjunção e para separar expressões deslocadas ou intercaladas, ou seja, ideias que interrompem o fluxo natural da frase. Observe: Vítor foi ao cinema e, como sempre fazia, comeu pipoca durante o filme.
Pode usar a vírgula antes do é?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
O que é dupla vírgula?
Por esquema duplo, entende-sea mobilização de estruturas sintáticas hierarquizadas cuja sequência é delimitada por uso duplo de vírgulas, ou seja, trata-se das estruturas que, segundo a convenção, devem aparecer intercaladas e, portanto, marcadas por vírgula em duas posições. – IBILCE. São José do Rio Preto, São Paulo.
Tem espaço entre o hífen?
O hífen é sinal gráfico ( - ) empregado principalmente para unir elementos de palavras compostas, verbos a pronomes oblíquos, encadeamentos de palavras e para indicar partição de sílabas de um vocábulo. É sempre usado sem espaços antes ou depois.
Tem que dar espaço para colocar ponto de interrogação?
Tais sinais, entretanto, não diferem, para esses efeitos, dos demais símbolos da pontuação, de modo que não há motivo para querer usar um espaço entre a última palavra e um ponto de interrogação, ou um ponto de exclamação, ou mesmo qualquer outro sinal.
Tem vírgula depois de por exemplo?
- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Tem vírgula depois de então?
Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa.
Tem vírgula depois de qual seja?
AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.
Pode usar vírgula depois do travessão?
Assim como ocorre com parênteses, não se utiliza vírgula antes do travessão, embora seja permitido utilizá-la após o segundo travessão, caso a vírgula seja necessária para a oração.
Quando na verdade tem vírgula?
Na escrita devem ser marcados com uma vírgula; duas vírgulas, no meio da frase. Na verdade é uma regra simples de pontuação, mas absolutamente necessária. A falta da vírgula pode acarretar ambiguidade. Por exemplo: (31) Não é meu colega? (32) Não é, meu colega?