Tem que ser feitas ou tem que serem feitas?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

A frase preferível, mas ainda não correcta, é esta: «As próximas medidas a serem tomadas.» Verbo no plural (serem), porque o sujeito é do plural (as próximas medidas).

Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

Serem vem do verbo ser. O mesmo que: existirem, acontecerem, viverem, fazerem, relacionarem, significarem, estarem, consistirem, pertencerem.

1) Quando o sujeito é formado por uma expressão de sentido partitivo ou coletivo, o verbo ficará no singularse o predicativo estiver no singular. Quando o predicativo estiver no plural, o verbo também será flexionado no plural. “A maioria é pessoa responsável, que age de forma solidária e cooperativa.”

1 existirem, viverem, estarem, acharem-se, encontrarem-se. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Tornarem-se: 2 tornarem-se, ficarem, virarem, fazerem-se.

17- “Precisa-se” / “Precisam-se”
Certo: Precisa-se de estagiários. Por quê? Nesse caso, a partícula “se” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece no singular.

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Ambas as frases estão correctas.

Fazer é a forma do verbo no infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado. Exemplo: Eles vieram fazer este trabalho. Fazerem indica a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm.

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

1 têm de, têm que, precisam, necessitam, carecem. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

1 porque, visto que, uma vez que, que, dado que, pois que, já que, em razão de, porquanto.Exemplo: Não esperem por mim, pois chegarei tarde.

O verbo “ser” é um dos principais verbos de ligação e auxiliares na língua portuguesa. Possui conjugação irregular e concordância variável. O verbo “ser” é um verbo anômalo, variando bastante em suas formas conjugadas.