Tem que pagar pensão para enteado?

Perguntado por: daraujo5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

No caso específico de um padrasto que tenha criado o enteado como seu filho, ele é obrigado a pagar Pensão Alimentícia em caso de Divórcio.

Portanto, a madrasta ou o padrasto são parte da família e conforme o princípio da socioafetividade nas relações familiares, seu salário pode ser levado em consideração para definir o valor da pensão alimentícia.

É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

Cumpre registrar, desde logo, que os enteados não possuem direito de herança, pois não constam no rol dos herdeiros legítimos (necessários ou facultativos), somente podendo ser herdeiros testamentários ou herdeiros legítimos necessários caso seja reconhecida a filiação socioafetiva ou adoção unilateral.

Possibilidade de Penhora de Bens Móveis e Imóveis do pai para obrigá-lo a pagar a pensão alimentícia atrasada. O filho pode optar pela penhora dos bens do pai invés da prisão. Nesse caso, o pai será intimado para pagar o débito, no prazo de 15 dias.

Assim como acontece com o pai biológico, para pedir pensão alimentícia do pai socioafetivo deverá entrar com a ação de alimentos. Na ação de alimentos deverá comprovar o vínculo como pai socioafetivo da criança, para pedir ao juiz que seja determinado o pagamento de pensão alimentícia.

- Tem direito ao respeito, ao tratamento com dignidade, com possibilidade de impor limites em proteção à boa formação dos enteados. - Na discordância sobre o que é ou não bom para a formação dos enteados, deixe prevalecer a decisão do genitor que tem a guarda.

Ou seja, o padrasto é o "pai substituto" do filho de sua companheira ou companheiro e deve ajudar na formação e sustento do enteado, assumindo todas as responsabilidade que um pai deve ter.

“A Lei de Registros Públicos, alterada com as leis posteriores, inclusive a chamada Lei Clodovil, permite expressamente essa alteração para a inclusão do sobrenome dos pais de criação, mesmo ausente anuência do pai biológico. Esse é o direito do filho de ter esse nome incluído e que não pode ser obstado.

O empregado que tem enteado, tem direito a receber o salário família? Sim! O enteado é considerado filho desde que haja a declaração do empregado. Ele receberá o salário família se for comprovada a dependência econômica.

O Projeto de Lei 420/22 prevê que a pensão alimentícia será de, no mínimo, 30% do salário mínimo vigente – atualmente, esse valor seria de R$ 363,60 –, cabendo ao juiz analisar as exceções. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Se o resultado do exame de DNA for positivo, confirmando a paternidade biológica do suposto pai, ele deverá assumir todas as responsabilidades legais em relação ao filho, inclusive o pagamento da pensão alimentícia definitiva.

A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos do requerente.

Dessa forma, o pai deve cumprir seus deveres legais, sempre aliados ao carinho, cuidado, zelo e afeto, fazendo os laços afetivos superarem os biológicos e exercendo a paternidade responsável. Como em qualquer relação familiar, o filho socioafetivo também pode se ver diante de um eventual divórcio dos pais.

Bom Dia, não há nenhum regime de bens adequado a quando se tem enteados, mas no melhor caso seria o regime de comunhão parcial de bens.

Linha reta: sogros, genros ou noras e enteados (1º grau). Linha colateral: cunhados (2º grau). Lembrando que, nos termos do artigo 1.595, § 1º do Código Civil, na linha colateral, a afinidade se restringe ao cunhado (a).

Todos os filhos têm igual direito à herança de seus genitores. A casa que vocês construíram pertence metade a você e metade ao seu parceiro; na sua morte os seus três filhos herdam a sua metade enquanto a metade do seu parceiro continua só dele.