Tem que pagar para trancar a faculdade?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

10%

A multa é de 10% sobre o valor bruto das mensalidades (sem desconto) que estão para vencer no semestre vigente e NÃO INCLUI taxas de serviços. Além de pagar uma multa contratual, pagará também uma Recuperação de Bolsa, ou seja, o desconto que teve nas mensalidades até o mês da solicitação da evasão será cobrada.

Se você desistir do curso antes do período letivo, a instituição de ensino é obrigada a devolver o que foi pago a título de matrícula.

Em alguns casos, essa multa pode chegar ao equivalente a R$ 2 mil. Pais e estudantes reclamam que o valor é muito superior ao custo que as universidades têm com a matrícula nos casos dos pedidos de suspensão do contrato feitos antes do início das aulas.

Os entendimentos Jurisprudenciais são no sentido de que se o contratante cancelar a matrícula ANTES do início das aulas pagará multa pela desistência no valor de 10 ou 20 % do valor da parcela da mensalidade.

Neste pedido o aluno deverá indicar o motivo pelo qual está solicitando que a matrícula seja trancada, normalmente relacionando-se a trabalho, financeiro, familiar, saúde ou outro específico. É preciso verificar junto à instituição o período máximo permitido para trancamento.

Algumas formas de fazer isso são:

  1. descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  2. pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  3. acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

Entretanto, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

A partir do momento em que a matrícula da faculdade é trancada, você não pode mais frequentar as aulas do seu curso. Dessa maneira, você terá pausado o desenvolvimento da sua formação e deverá aguardar até que a matrícula seja reaberta para poder continuar.

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos. Como devo proceder para trancar meu curso?

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

Mas, como já falamos em momento acima, o pedido de trancamento costuma ser de até no máximo dois anos, com isenção de mensalidades e não registrando faltas. Lembrando que é possível retornar ao curso a qualquer momento e continuar de onde parou, se for o caso do retorno dentro do prazo estipulado.

O que é? O cancelamento de matrícula é o procedimento realizado quando o discente manifesta formalmente a sua desistência do curso, encerrando seu vínculo com a instituição.

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

Para solicitar o trancamento de matrícula, é necessário entrar em contato com a instituição. Algumas delas oferecem a possibilidade de dar início ao processo por meio do portal do aluno, de forma online. Para destrancar a faculdade, a regra é a mesma: basta fazer a solicitação e enviar os documentos que foram pedidos.

Pelas novas NGG, não é proibido o trancamento parcial de uma mesma atividade acadêmica curricular em dois ou mais períodos letivos distintos, desde que o número máximo seja respeitado.

abandone o curso quando você Abandona o curso e não comunica. nada a faculdade você não pede o cancelamento você não pede o trancamento. a sua vaga continua lá reservada você continua matriculado para instituição e até perante a lei você é considerado um aluno faltante que pode retornar O dia que você quiser aí.