Tem que pagar para tirar o DRT?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Este serviço é grátis e você pode ser requisitado online através do site do ministério do trabalho, o SAA – Sistema de Atendimento Agendado, ou pelo telefone.

Há duas maneiras de se conseguir o DRT para atores, sendo uma delas por meio de um curso profissionalizante de teatro, tanto técnico quanto acadêmico. Esta é a melhor maneira para se obter o registo, pois para ser um bom profissional não basta um cartão, é preciso estudo e prática.

Ministério do Trabalho - Como tirar o registro profissional de ator (DRT) pelo Ministério do trabalho: basta entrar no site. É feito por e-mail. Você deverá enviar o certificado de conclusão de uma instituição.

A remuneração de atores em produções voltadas para publicidade e propaganda foi definida em uma convenção coletiva da SATED-SP divulgada em 2021 e com validade até 2023. Segundo o acordo, os profissionais devem receber no mínimo R$ 2 mil por diária de trabalho.

Em poucas palavras, o “DRT” é um selo (ou carimbo) em sua carteira de trabalho e que atesta sua competência profissional em determinada área. Existem diversos tipos de DRT: radialistas, locutores, editores de audiovisual, diretores, modelos, cantores, bailarinos, atores, entre outros.

O presidente conta que até mesmo atores brasileiros que trabalham nos Estados Unidos precisam do DRT. Lá, o registro não é obrigatório, mas, de acordo com Hugo, a lei brasileira é respeitada no mundo todo.

De acordo com a lei 6.533 de 1978, conhecido pela sigla DRT, originário de Delegacia Regional de Trabalho, o documento é uma espécie de registro profissional, o que significa que a pessoa está capacitada e tem autorização legal para trabalhar como ator profissional.

Ensino. Se fizer licenciatura, o profissional pode dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Sem ela, pode dar aula em cursos livres. Com mestrado/doutorado, pode dar aula nas faculdades de Teatro.

Para obter o DRT, o profissional precisa acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego e fazer a solicitação online. Após, ele deve pagar a taxa requerida, preencher o requerimento e, então, comparecer em um dos postos da Delegacia Regional espalhados pela cidade e apresentar a documentação exigida.

Mas vale frisar: para se inscrever, é necessário ter o registro profissional de ator (DRT), videobook (caso não tenha clique aqui ) e tem que ser BOM ATOR.

A profissão de técnico em espetáculos de diversões nas funções de cinema e audiovisual é regulamentada (art. 6° Lei 6533/78 e art. 7° Decreto 82385/78), e para exercê-la é preciso ter registro profissional, o chamado DRT.

O QUE É DRT - O REGISTRO PROFISSIONAL QUE TODO ATOR E ATRIZ PRECISA? DRT quer dizer Delegacia Regional do Trabalho. Portanto, você não tem um DRT, o que tem é um registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho.

Agenciador de Propaganda, Artista, Atuário, Arquivista, Guardador e Lavador de Veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em Espetáculos de Diversões, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Arquivo, Técnico em Secretariado e Historiador.

O DRT é um registro na carteira de trabalho, que o profissional tem que possuir para poder trabalhar. O registro do DRT é exigido para atores e atrizes em trabalhos profissionais em emissoras de TV, produtoras de Cinema e Publicidade, estúdios de Dublagem, e todas as áreas de atuação a nivel profissional.