Tem que pagar a roupa do Exército?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Segundo o Estatuto dos Militares, sancionado em dezembro de 1980, é dever das três Forças Armadas garantir o fardamento completo aos militares da ativa, desde que sejam de uma graduação inferior a terceiro-sargento.

Fábio, nessa fase do alistamento ainda pode ficar de roupa. Somente se vc for para a Seleção Geral é que, no exame médico, vc terá que se despir.

Para responder o questionamento buscamos a resposta junto às leis brasileiras e o resultado foi categórico: é proibido o uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por aqueles que não tiverem o direito de usá-la.

MAS QUEM PAGA PELO UNIFORME? De acordo com a lei, quando o uso do uniforme é obrigatório a empresa deve fornecê-lo para seus colaboradores. Já se o uso é opcional, é possível subsidiar apenas uma parte do valor ou cobrá-lo integralmente dos funcionários.

O auxílio-fardamento é um direito pecuniário devido ao militar para custear gastos com fardamento, nos termos dos artigos 2º, I, d, e 3º, XII, da MP 2.215-10/2001, em serviço ativo.

Componentes dos uniformes

  • Coberturas de cabeça.
  • Vestimenta superior.
  • Vestimenta inferior.
  • Calçado.
  • Abrigos e agasalhos.

Campo de branco e bordadura de azul-celeste e vermelho, cores representativas do Exército Brasileiro.

Detalhes da convocação, como dia e horário, podem ser conferidos no site www.alistamento.eb.mil.br. O inscrito deve se apresentar de camisa, camiseta e calça comprida. Não é permitido piercing, boné e brincos. Também é necessário portar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e RG.

ALISTAMENTO MILITAR
Trazendo junto um comprovante de residência,duas fotos 3x4 recentes, sem data, sem estar usando boné, óculos escuros, brincos ou piercing, camiseta de time de futebol ou camiseta regata. Deve portar, também, certidão de nascimento original em bom estado de conservação.

É preciso obedecer as seguintes orientações: Levar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), a carteira de identidade e uma foto 3x4; Recomenda-se evitar o uso de chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

Muitos vigilantes circulam com o uniforme completo fora do horário de trabalho. Tal conduta pode resultar até em demissão por justa causa.

Para participar da cerimônia, o jovem deve apresentar o certificado de alistamento e um documento de identificação. O coordenador também orienta quanto a escolha da roupa a ser utilizada durante a cerimônia. Segundo ele, os jovens devem vir vestidos com calça, sapato fechado, camisa ou camiseta.

No período de caserna, eles são expostos às atividades que simulam uma possível guerra, onde passam por acampamentos, realizam treinamento de tiro prático e atividades de salvamentos. A rotina dos recrutas, em especial da Força Aérea Brasileira, são exaustivas tanto físicas como psicologicamente.

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.

A obrigatoriedade de zelar pelo uniforme é do colaborador. Mas, por uso e costume, quando é necessário cuidado especial, como esterilização, as empresas cuidam do procedimento de higienização, por exemplo. Isso é muito comum em empresas que precisam seguir alguma norma sanitária mais rígida.