Tem que pagar a avaliação no dentista?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A resposta para esta dúvida é que sim, deve. A Dra. Marina Lara explica que a cobrança da primeira consulta é importante, pois ajuda a agregar valor aos serviços prestados pelo dentista.

Mas falando em questão de marketing, cobrar a consulta também pode ser uma forma de selecionar seus pacientes quando você já estiver com uma clientela grande, fazendo uma triagem inicial com aqueles que estão realmente interessados no serviço.

Nessa avaliação inicial, tudo o que o dentista irá fazer é dar uma olhada, passar o fio dental e no máximo fazer uma limpeza. Não é preciso ficar com receio. Além disso, é o momento certo de conversar com o especialista sobre isso, para que exista uma relação de confiança.

A avaliação odontológica é importante, pois ela consegue diagnosticar cáries, gengivites, tumores, cistos, doenças periodontais, problemas ósseos e até câncer bucal e outras lesões. Além disso, também é possível verificar a necessidade de utilização de aparelho ortodôntico e restaurações.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Quais são os exames para aparelho ortodôntico? De maneira geral, os exames necessários para a avaliação prévia ao tratamento ortodôntico são: radiografia panorâmica, telerradiografia lateral, radiografias periapicais, radiografias interproximais, fotografias, modelos de estudo em gesso e registro de mordida em cera.

Assim, a frequência mais adequada para comparecer a elas é a cada seis meses. Ou seja, duas vezes por ano é indicado visitar o dentista para que ele possa examinar seus dentes e boca, ajudando a manter o equilíbrio da saúde bucal e uma bela aparência para o sorriso.

Geralmente, o dentista limpa dente por dente, realizando raspagem do tártaro com curetas e tiras de aço. Ele também costuma polir os dentes com jatos de bicarbonato ou pastas profiláticas, removendo o restante da placa bacteriana e aplica flúor em gel.

A Consulta de Avaliação é a "primeira consulta"; o primeiro contato entre o psicólogo e o paciente. É nela que o paciente apresenta os motivos que os levaram a buscar a psicoterapia. É o momento do paciente conhecer o profissional que vai atendê-lo.

São testes com questões que buscam a aplicação, análise e síntese do conhecimento, assim como, o pensamento crítico sobre as situações ou problemas apresentados; vocês poderão consultar variadas fontes de estudos, durante a realização dessa modalidade de teste/questão.

Cobrar consulta não é direito, é obrigação do advogado!
Tel: (31) 4103-1146, Whatsapp: 31 9 9990-1146.

A primeira visita do seu filho ao dentista, ainda bebê, deve ser feita bem cedo, mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite. O ideal é que você o leve ao odontopediatra por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

A primeira consulta com o odontopediatra, dentista especialista em atendimento infantil, deve ser realizada assim que nasce o primeiro dente de leite. Para um melhor acompanhamento do desenvolvimento da dentição, as consultas devem ser realizadas a cada três meses.

Diagnóstico - Primeira Consulta
Consulta Inicial: É a primeira consulta feita com o cirurgião-dentista, com o objetivo de diagnosticar as patologias presentes e estabelecer o tratamento a ser feito.