Tem que molhar o rolo antes de pintar?

Perguntado por: nrodrigues . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Caso a tinta utilizada seja à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. No caso de tintas à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.

A primeira demão deve ser aplicada na vertical, começando do meio para os cantos; – A segunda demão deve ser aplicada na horizontal, também começando pelo meio. Limpe bem após o uso. Depois de terminada a pintura, o rolo de pintura deve ser lavado com água ou solvente, de acordo com a composição da tinta usada.

Esprema com as mãos até a tinta sair completamente; Encaixe a camisa de volta no suporte e gire o rolo rapidamente (use óculos de proteção); Finalize com um pano de limpeza para absorver o excesso de água; Deixe o rolo secar naturalmente.

Caso a tinta utilizada seja à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. No caso de tintas à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.

Errado, umidade baixa do ar, em excesso, não deixa a tinta se espalhar. Dessa maneira, a parede fica com manchas. O ideal é pintar no meio termo, com o clima ameno, sem ser muito úmido ou muito seco.

Para uma pintura uniforme, pinte a parede formando um “N” do chão até o teto. Depois é só voltar com o rolo e preencher os espaços cobrindo toda a superfície. E não se assuste se a primeira demão não cobrir a parede totalmente.

Use um ventilador próximo às paredes, seja em dias quentes ou úmidos. Essa dica vai acelerar o tempo de secagem da tinta. Cubra pisos e móveis, bem como objetos.

Dilua o produto
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la.

Se precisar utilizar um pincel ou rolo no dia seguinte, e para que não seque, embeba-o na tinta e depois basta envolvê-lo em película aderente de cozinha e guardar no frigorífico.

Rolo de lã natural
É um rolo produzido com lã de carneiro. Ele é indicado para a aplicação de tintas à base de água (PVA, látex ou acrílica).

Utilize o rolo de pintura
Através do uso de rolos de pintura, é possível obter melhor acabamento e cobertura. É uma ferramenta ideal para pintar paredes lisas e bem preparadas. O comprimento do filamento depende da textura da parede. Quanto mais lisa a superfície, mais curto deve ser o “cabelo” do rolo.

5 melhores marcas de tintas para parede
Suvinil. Sherwin Williams. Iquine. Bautech.

Solventes como a aguarrás, ajudam a soltar a tinta à base de solvente do rolo de tinta. Encha várias bandejas com solvente, se você tiver algumas disponíveis. Vai agilizar bastante o processo de limpeza.

COMO APLICAR A TINTA EMBORRACHADA
Ela precisa ser lixada e estar firme, coesa, limpa e sem estar esfarelando. Você pode usar um fundo preparador de paredes à base de água para ter uma melhor fixação e aplicar de duas a três demãos de tinta.

Como limpar pincéis de tinta acrílica

  1. Enxágue. Comece enxaguando bem os pincéis com água fria até remover quase toda tinta das cerdas ou até a água começar a sair limpa.
  2. Massageie as cerdas. Depois, massageie delicadamente as cerdas no pote com um pouco de removedor de pintura.
  3. Enxágue novamente.
  4. Deixe secar.

Ao contrário da tinta a óleo, a tinta acrílica é à base de água e não precisa de solventes ou thinner para limpar um pincel sujo com essa tinta. Basta lavar os pincéis com um sabão líquido e água morna para se livrar de qualquer resíduo.

A primeira dica é observar manchas, emendas de retoques ou diferenças de tonalidades, por exemplo, entre as portas e a carroceria ou nos para-choques. Isso pode ser indício de que o reparo de uma batida não foi feito adequadamente. Por isso, avalie a pintura sempre em um local bem iluminado, durante o dia.

ACONTECE POR QUÊ: Foi aplicado o acabamento sobre superfície que apresenta alcalinidade (reboco mal curado, caiação, etc), que em presença de umidade (provenientes de chuvas, evaporação de umidade da parte interna da parede ou infiltrações) rompe a película da tinta propiciando a descoloração da superfície pintada.

Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool.

A sequência correta de como pintar parede e o ambiente em geral são:

  1. Pintar primeiramente o teto;
  2. Em seguida realizar a pintura das paredes;
  3. Depois pintar portas e janelas do ambiente;
  4. Por fim, pintar os rodapés (caso seja necessário).