Tem que lavar o feijão antes de cozinhar?

Perguntado por: eximenes5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Claro que facilita, é um 'plus'. O objetivo é eliminar essas substâncias, por isso a água tem que ser jogada fora”, orienta a médica, que lembra que é importante lavar os grãos antes de colocá-los de molho.

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10 minutos. A água quente neutraliza uma das enzimas que fermentam o feijão no intestino.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” prévio faz diminuir a fermentação intestinal, diminuindo a produção de gases.

De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “O remolho é importante para eliminar os fatores antinutricionais. Ou seja, diminuir os gases, facilitar o cozimento e a digestão pelo organismo e aproveitar cada nutriente que será absorvido.”

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.

Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça. Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas.

Texto que circula tem conteúdo falso. Um texto que se espalhou pelo WhatsApp afirma que colocar o feijão de molho em água com vinagre antes de cozinhá-lo mata uma bactéria vinda das plantações, que, segundo a mensagem, “nem os antibióticos estão resolvendo”. É #FAKE.

COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO:

  1. Coloque ½ kilo de feijão numa tigela e lave-os sob água corrente. ...
  2. Coloque 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  3. Depois misture e cubra a tigela com um prato e deixe de molho (mínimo 6h e máximo 12h), se possível trocando a água uma vez no período.

Voltando ao lava ou não lava, hoje em dia, se o arroz for de uma boa marca, não precisa ser lavado. No beneficiamento, os grãos passam por processos para eliminar impurezas e também o pó de amido, residual do polimento – que deixa o grão mais grudento.

Feijão e outras leguminosas
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.

Os feijões fradinho/de corda (Vigna unguiculata), azuki (Vigna angularis), feijão-da-china ou feijão-mungo (Vigna radiata), feijão guandu/andu (Cajanus cajan), lentilha, ervilha, estão entre os que produzem geram menos flatulência.

12 horas

Para o feijão comum, a maior parte dos estudos indica um tempo de 8 a 12 horas de remolho, com uma troca de água, antes do cozimento. Esqueceu de deixar o feijão de molho? Nesse caso, faça o remolho do feijão em água quente por pelo menos uma hora.

15 minutos

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

Mesmo se você não comer o feijão em um determinado dia, lembre-se de ferve-lo! Essa é a melhor dica para evitar que o alimento perca as suas características iniciais ou, no pior dos casos, que ele azede.

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água.

Por que é bom deixar o feijão de molho no vinagre? Deixar o feijão de molho no vinagre aumenta a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento. Isso porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.