Tem que lavar a cabeça do bebê todos os dias?

Perguntado por: rgarcia7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações. Após o primeiro mês de vida, você pode espaçar a frequência em que lava o cabelo do seu filho.

Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica "carequinha", até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.

No banho, passe o shampoo e massageie suavemente o couro cabeludo. Deixe agir por 2 minutos e retire o produto. Após o banho seque bem a cabecinha do bebê e passe gentilmente o pente – se tiver casquinhas por conta da crosta láctea, elas tendem a se soltar facilmente. Molhe o corpo e o cabelo do bebê com água morna.

Entretanto, a dica de Porto é não deixar os fios mais de um dia sem lavar. “Deixar os cabelos sem lavar por dias pode desequilibrar o couro cabeludo, promover p acúmulo de sujeira e oleosidade, resultando em problemas como mau cheiro, coceira e descamação”, afirma.

Pessoas com o cabelo mais seco, por exemplo, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque não têm uma produção de sebo tão exuberante. Há quem fique uma semana sem lavar e não apresentar nenhum problema com isso. No entanto, segundo dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Esfregar delicadamente leite materno nas áreas secas e irritadas do couro cabeludo do seu bebê pode ajudar a soltar a pele seca e suavizar a vermelhidão.

O óleo Johnson's recém-nascido é ideal para a hidratação da pele frágil do bebê e a remoção das casquinhas do couro cabeludo. O produto é hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de corantes.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo. Os cabelos do bebe já têm uma coloração definida.

Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris. Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Portanto, você pode começar a usar o shampoo para bebê logo nas primeiras semanas, mas não é necessário aplicar o produto todos os dias nos recém-nascidos. Isso pode ser feito a cada dois dias. Entretanto, cada criança pode ter uma necessidade diferente.

Se o objetivo é deixar o bebê cheiroso, invista em um bom hidratante infantil ou em gotinhas de perfume na roupa dele.

Alguns xampus manipulados e de formulação bem suave, segundo a médica, podem ser prescritos para acelerar o crescimento dos cabelos em bebês. “Isso costuma apresentar bons resultados”, diz Nádia.

Não, muito pelo contrário. O cabelo sujo pode prejudicar o crescimento dos fios já lavar pouco os fios pode fazer com que haja acúmulo de resíduos e sebo no couro cabeludo, que causam a obstrução dos poros levando a outros problemas como o aparecimento de fungos e a caspa.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Com que frequência você realmente precisa lavar o cabelo? Depende do tipo e da textura do seu cabelo - e de quão oleoso ele fica - mas, em média, a maioria dos cabelos fica limpa por cerca de três dias.

Dicas extras: para todos os tipos de cabelo, a dica é evitar passar de 5 dias sem lavar as madeixas (para que o sebo não fique acumulado no couro cabeludo e acabe se transformando em dermatite) e evitar os banhos muito quentes para não ressecar as madeixas e detonar o visual saudável nos fios.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

O bebê pode sim tomar banho todos os dias, mas segundo a SBP, os banhos também podem ser espaçados, com intervalos de 3 a 4 dias entre eles. Porém, mesmo sem o banho é preciso manter a higiene, principalmente das dobrinhas e da área de fraldas. E quanto a quantidade de banhos por dia, não existe um limite.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h.

De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o ideal é evitar os produtos que contam com chumbo em sua fórmula. A amônia, por sua vez, presente na maioria das colorações permanentes, também deve ser evitada porque pode trazer efeitos colaterais para o bebê.