Tem que ir no psicólogo antes do psiquiatra?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Não há uma ordem correta de qual profissional procurar primeiro. O psicólogo poderá achar necessário te encaminhar para um psiquiatra, assim como o psiquiatra poderá achar necessário te encaminhar para um psicólogo. O psiquiatra cuidará da parte medicamentosa e o psicólogo conduzirá um processo terapêutico.

É normal que na primeira consulta o psiquiatra pergunte o motivo que levou você até ali. Além disso, ele também precisa saber um pouco sobre a sua história, se tem algum histórico de distúrbio mental na família e como está se sentindo.

Para se tornar um Psiquiatra, uma pessoa deve completar a Faculdade de Medicina e, após isso, fazer uma Residência ou Especialização em Psiquiatria.

A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

Para que isso aconteça a pessoa deve procurar um psiquiatra e procurar tratamento.
...
Que tipo de exames um psiquiatra pode pedir?

  • Eletroencefalograma (EEG);
  • Tomografia computadorizada (CT);
  • Ressonância magnética (RM);
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET);
  • Exames de sangue.

É importante comunicar o que é importante para você, não apenas o que está acontecendo com você. Também é necessário falar sobre sua saúde de forma mais detalhada: descrevendo os seus sintomas, o que você notou de diferente e a frequência desses problemas.

Mesmo. Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.

O que o psiquiatra faz? Pode fazer: diagnosticar doenças psiquiátricas, tratar, curar, promover qualidade de vida e prescrever medicação. Não pode fazer: deixar de ouvir o paciente e de auxiliar no tratamento de suas doenças psiquiátricas.

Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência em psiquiatria. É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo.

A solicitação pode ser feita on-line pelo Meu INSS. acesse o site do meu INSS ou baixe o aplicativo; faça o acesso clicando em 'Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha (ou crie uma conta caso não tiver);

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.

O profissional psicólogo tem expertise e autonomia para realizar diagnósticos através de classificações de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidas, tais como o CID ou DSM. Esse diagnóstico pode ser inclusive expresso em documentos, tais como o Atestado Psicólogico e o Laudo Psicológico.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.