Tem que ir no psicólogo antes de ir no psiquiatra?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Então, precisando de outro tipo de acompanhamento ou de remédios, o psicólogo encaminha a pessoa para o psiquiatra, que tem a fama de médico. Contudo, isso é mais senso comum do que regra. Ou seja, se você quiser ir primeiro no psiquiatra e depois no psicólogo, tudo bem! Isso não vai afetar o seu tratamento.

Nesse sentido, a ansiedade pode ser tratada por meio da psicoterapia, que pode ser realizada por um psicólogo, ou sob auxílio de medicação, que somente poderá ser prescrita por um psiquiatra.

Quem nunca ouviu aquela frase “psicólogo vai te ouvir, psiquiatra vai te passar remédio”? O psiquiatra é o único capacitado para prescrever uma medicação, mas isso não exclui o fato de que ele pode ouvir o paciente.

Atuação do médico psiquiatra
Em uma primeira consulta é feita uma avaliação detalhada da pessoa, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e comportamentais. Ela inclui a análise do estado mental e físico do paciente, como a verificação da pressão arterial e batimentos cardíacos.

O que acontece na consulta com o psiquiatra?

  • Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. ...
  • Após o primeiro contato, o médico realiza o exame psíquico. ...
  • Algumas doenças que são tratadas pelo psiquiatra podem ser identificadas pelo exame físico.

Dores musculares, enxaquecas e problemas gastrointestinais podem ter causas psicossomáticas. Depressão e outras questões mentais costumam enfraquecer o sistema imunológico. Por isso, ao observar dores que não passam e gripes e resfriados constantes, vale a pena procurar um psiquiatra.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

A ansiedade é uma reação natural do corpo, desencadeada em momentos de tensão ou estresse. Essa reação caracteriza-se por sintomas cognitivos e físicos, dentre eles o medo, estado de alerta e fuga, respiração acelerada, pelos ouriçados, taquicardia e suor.

O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Entretanto, precisamos explicar melhor isso para que não haja confusão! O profissional especialista em tratar ansiedade, depressão e outras doenças da mente é o psiquiatra, aliado muitas vezes ao psicólogo, psicoterapeuta e outros profissionais.

O diagnóstico de um transtorno mental é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Por meio de uma entrevista e avaliação cognitiva e emocional dos pacientes, esses profissionais costumam chegar ao diagnóstico.

Em hipótese alguma o psicólogo pode prescrever ou receitar algum medicamento. Isto é uma função exclusiva do médico. Mas em que o psicólogo vai me auxiliar então? O psicólogo vai, junto com você tratar as questões emocionais através da psicoterapia.

O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.

A importância do diagnóstico correto da depressão
Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

O tempo da consulta varia. A primeira consulta geralmente é a mais longa: em média demora de 1 hora a 1 hora e meia (quando adolescente ou criança, geralmente o tempo de consulta precisa ser maior). Já as consultas seguintes são um pouco mais curtas (de 45 minutos a 1 hora e 15 minutos).

250,00 reais

Quanto custa uma consulta com um psiquiatra
O valor da consulta depende muito da cidade, do médico e se o paciente tem plano de saúde ou não. Em 2021, o preço médio da consulta com um psiquiatra é de 250,00 reais, na rede privada. Além disso, para casos mais leves, o acompanhamento é a cada dois meses.