Tem que fazer prova para tirar o CRC?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

A prova do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é aplicada todos os anos em cada semestre. A aprovação neste exame é um dos requisitos para bacharéis em Ciências Contábeis exercerem a profissão de contador.

Vamos entender agora a divisão das questões dentro da Prova CFC. Ao todo, são 50 questões em todos os Exames CFCs. Para conseguir a aprovação, você vai precisar acertar, no mínimo, 25 questões da prova – 25% do Exame CFC.

A prova possui um total de 50 questões objetivas e prevê uma taxa de acerto mínima de 50%, ou seja, são necessárias 25 questões corretas para ser aprovado no CRC/CFC.

Ademais, o Exame ocorre duas vezes ao ano e visa à obtenção de registro na categoria de Contador, podendo ser prestado exclusivamente pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

O Exame CFC ou Exame CRC ocorre duas vezes ao ano em todos os Estados do país. As provas realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade servem para comprovar que os formados nos cursos de Ciências Contábeis estão preparados para exercerem a profissão de contador.

O melhor curso para realizar a suficiência de contabilidade é o curso bacharel em ciências contábeis !

O documento concedido após a aprovação no exame, disponível no Sistema de Certificados do CFC, deve ser apresentado em CRC de jurisdição do interessado, com duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco.

5 Assuntos mais cobrados no Exame de Suficiência

  • Contabilização de Operações. ...
  • CPC 00 - Estrutura Conceitual. ...
  • CPC 27 - Imobilizado. ...
  • CPC 16 - Estoques. ...
  • CPC 04 - Ativo Intangível.

A Taxa de Inscrição será de R$70,00 (setenta reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade.

Ela possui validade? Para todos os fins, a prova do CRC/CFC não possui validade. Essa dúvida surge porque, até 2016, existia um prazo de dois anos para requerer o registro após aprovação no teste.

518/2016, fica revogado o prazo de dois anos para aprovados no Exame obter o Registro Profissional, ou seja, não há prazo para emissão da carteira do CRC após sua aprovação.

Noções de Direito e Legislação Aplicada. Matemática Financeira e Estatística. Teoria da Contabilidade. Legislação e Ética Profissional.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Posso levar calculadora no dia do exame? Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, destacou que, apesar de a autoria de alguns dos anúncios ser desconhecida, tanto a venda como a compra da carteira de CRC configura crime de estelionato, pois o registro profissional só é concedido por Conselho Regional de Contabilidade.

A prova para todos os examinandos será aplicada no dia 24 de setembro de 2023 (domingo), no turno da manhã, das 10h às 14h, observado o horário de Brasília (DF). O edital completo está disponível no site da Consulplan (www.consulplan.net).

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) torna pública a retificação pertinente ao cronograma de execução do Exame de Suficiência 1ª/2023. A nova data prevista para a realização da Prova Objetiva passa a ser 07 de maio de 2023, no horário das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF).

Resposta: Não. De acordo com o artigo 1° da Resolução CFC n. ° 1.554/2018, somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade, o Contabilista registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).