Tem que esperar o desodorante secar?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Espere o produto secar totalmente antes de colocar sua roupa. Alguns produtos tendem a transferir para o tecido logo após serem aplicados, por isso espere até ter certeza que ele já secou. Além disso, esperar a pele absorver bem o produto é sempre aconselhado para melhor eficácia do produto.

O uso do produto não faz mal, mas é desnecessário na hora de dormir. Durante a noite, o nosso metabolismo cai, já que nosso corpo não faz nenhum tipo de atividade e, portanto, não produz suor. Essa é a hora ideal para deixar a região respirar. Desodorante inibe a transpiração.

Primeiro de tudo: Agite antes de usar.
Se não agitamos, muitas vezes podem sair apenas os ingredientes em pó. Assim, podemos ficar com uma camada esbranquiçada nas axilas, além das partículas ficarem presas na saída da válvula, aumentando a possibilidade do entupimento.

Por isso o ideal é aplicar o produto à noite e sobre a pele seca. Aí, os ativos têm 8 horas para chegar onde precisam chegar e agir. E então, de manhã, você não precisará aplicar o desodorante: já estará protegida! E mesmo que tome banho, o efeito vai continuar pelo tempo indicado na embalagem do produto.

Manter a região axilar sempre limpa é muito importante. – Às vezes, é recomendável lavar mais de uma vez por dia, por se tratar de um local com um acúmulo maior de bactérias – afirma Maíra. Aplique sabonete em uma esponja e espalhe no local, com cuidado para não agredir a pele.

48 horas

Duração 24 ou 48 horas - Esses normalmente são os antitranspirantes, e quanto mais tempo eles prometerem durar, mais alumínio terão em sua fórmula. "No entanto, tem o inconveniente de causar irritação da pele, manchas e danos aos tecidos.

Escolhendo o melhor formato
Se você prefere um toque mais seco durante a aplicação, o spray é o mais indicado. Se você precisa de algo compacto, que possa te acompanhar em diversas ocasiões sem ocupar tanto espaço na bolsa, o roll-on é uma ótima escolha.

Perspirex

O Perspirex é um desodorante antitranspirante roll-on, sem perfume, indicado para homens e mulheres que sofrem com hiperidrose e bromidrose. Sua fórmula refinada conta com um ingrediente ativo exclusivo considerado como o mais eficaz no controle e prevenção do suor excessivo e do mau odor.

O procedimento mais eficaz para que o desodorante tenha seu efeito prolongado é o seguinte: à noite, após o banho, seque muito bem toda a região das axilas e aplique uma quantidade adequada do produto.

Seja roll on ou aerossol, independente de qual tipo de desodorante ou antitranspirante você escolher, o ideal é aplica o produto uma vez ao dia (ou à noite ou pela manhã). Os antitranspirantes da linha Rexona promovem proteção prolongada, evitando que você tenha que reaplicar o produto ao longo do dia.

“Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada. Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Pode usar desodorante para os pés? A resposta é: sim. O desodorante ou o antitranspirante que você usa na axila também pode ser usado nos pés.

Desodorante com alumínio e reações
Muito se fala sobre os riscos do alumínio ao entrar em contato com a pele. Segundo a dermatologista, “devido ao mecanismo de ação dos sais nas glândulas, pode existir o risco de obstrução e inflamação das mesmas”.

Passar desodorante antes de dormir não tem problema nenhum, já o uso de antitranspirante é contraditório. Tem quem libere, porém alguns médicos condenam a prática, pois o produto possui sais de alumínio.

Mito. “Reaplicar o desodorante várias vezes ao longo do dia pode causar uma dermatite de contato, que acaba levando à coceira, sensibilidade e resultando em manchas nas axilas”, ressaltou.

É influenciado também por questões nutricionais, ambientais e ocupacionais. Pode acometer da mesma forma os diabéticos, mulheres que apresentam alterações hormonais, quem faz uso de alguns tipos de antibióticos, por abuso de álcool ou alimentos que alteram o odor do corpo (pimenta, alho, cebola etc).

Para deixar as axilas macias e cheirosas, após o banho aplique uma loção corporal, seguida por um desodorante antitranspirante que tenha propriedades hidratantes. Ao fazer isso, você protege as axilas durante o dia todo e ainda garante que elas fiquem hidratadas e protegidas.