Tem que empurrar a hemorroida para dentro?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Em geral a dor resolve em poucos dias. No entanto, o nódulo leva de 30 a 40 dias até se dissolver por completo. E, em alguns casos, pode persistir um excesso de pele residual chamado de plicoma.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Ao contrário do hospital, as agulhas que nós temos em casa não são estéreis. E caso você a utilize na hemorroida, pode ter infecções e complicar ainda mais o problema. Além disso, as agulhas possuem uma espessura que não é suficiente para drenar o coágulo. Portanto, você não conseguirá ter seu problema resolvido.

A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas. Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor. Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.

O tratamento da hemorroida pode ser feito por meio do uso de medicamentos como pomadas tópicas ou mesmo da realização de banhos de assento. Em alguns casos, aumentar a ingestão de fibras também auxilia na cura das hemorroidas.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

O que caracteriza o terceiro grau é a exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea, como no grau anterior. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, precisando empurrá-la para dentro do ânus com a própria mão.

As hemorroidas externas geralmente são facilmente tratadas e geralmente desaparecem com o tempo. No entanto, as hemorroidas internas são muito perigosas e requerem tratamento agressivo, e a remoção cirúrgica é frequentemente recomendada.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Hemorroida Grau 1: O inchaço ocorre dentro do ânus, e o paciente pode experienciar dor, coceira e sangramento. Hemorroida Grau 2: As hemorroidas saem para fora do ânus durante a evacuação e, quando as fezes saem, elas se retraem novamente para dentro.

Banhos de assento com água morna e plantas medicinais (como camomila, hamamelis e lavanda) são ótimos para aliviar a dor e inchaço provocados pela hemorroida. Basta permanecer sentado por ao menos 5 – 10 minutos e repetir algumas vezes durante o dia, caso necessário.