Tem que devolver a farda?
Sim,você tem que devolver,afinal o uniforme é a cara da empresa e se você não trabalha mais no estabelecimento não tem valentia para você.
O que fazer com o uniforme da empresa?
Descartar os uniformes corretamente
Assim, o uniforme usado não é um resíduo, mas um rejeito, classificação para o que não pode ser reutilizado ou reciclado. A maneira correta é a incineração.
O que diz a lei sobre uniformes em empresas?
O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.
Como funciona a devolução de roupas?
De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.
Pode beber com o uniforme da empresa?
Lei: Em alguns casos, beber enquanto usa o uniforme da empresa pode ser ilegal. Além disso, algumas empresas podem ter políticas internas que proíbem o consumo de álcool enquanto usa o uniforme.
O que a empresa não pode descontar do funcionário?
A CLT dispõe o seguinte sobre os descontos no salário: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
O que a empresa não pode fazer com o funcionário?
O empregador não pode exigir de seus funcionários a apresentação da Carteira de Trabalho Física. Isto porque foi desenvolvida a carteira de tralho digital. Assim, caso o trabalhador já tenha o documento digitalizado, a CTPS física torna-se desnecessária.
Qual a lei do uso de uniformes?
Com base no Artigo 166 da CLT e na NR 6 da Portaria 3314 de 08/06/78, as empresas podem tornar obrigatório o uso do uniforme. No entanto, a partir do momento que isso é estabelecido, cabe a contratante arcar com algumas responsabilidades.
Como descartar roupa de empresa?
Algumas marcas e empresas brasileiras já oferecem programas de reciclagem de roupas, como a Malwee, a Puket e a rede varejista C&A. No caso de retalhos e sobras da indústria, o indicado é que elas sejam recolhidas por empresas especializadas, e que façam a reciclagem, no chamado processo de desfibragem.
O que a NR diz sobre uniformes?
Uniformes de segurança: obrigatoriedade por lei
O Ministério do Trabalho e Emprego possui a portaria 320, de 23 de maio de 2012, com a regulamentação dessas vestimentas. A NR 24 visa as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Quantos uniformes a empresa tem que dar ao funcionário?
Algumas empresas fornecem 5 camisas e 2 calças para cada funcionário por ano, enquanto outras fornecem uma quantidade maior. Isso se deve ao fato de que algumas atividades exigem um uniforme limpo e bem conservado a cada dia de trabalho, enquanto outras não requerem tanta troca de uniforme.
Como funciona a devolução por arrependimento?
O que diz a lei do arrependimento? O código do consumidor prevê um prazo de 7 dias, a partir do recebimento do item, para o direito de devolução sem custos em compras online. No caso de lojas físicas, não há um tempo determinado. Assim, essa decisão fica sob responsabilidade da empresa.
Pode devolver roupa comprada?
Em resumo: se você comprou uma roupa em uma loja física e se arrependeu, não será possível realizar o cancelamento da compra, a não ser que a loja tenha uma política própria de devolução ou troca por outro produto (neste caso, você deverá guardar a nota fiscal e o produto deve permanecer com a etiqueta!).
Quando o cliente tem direito à devolução?
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
Quem deve pagar o uniforme do funcionário?
Em regra, o fornecimento do uniforme não pode ser cobrado, mas não há impedimento do empregador vender ou custear apenas uma parte da vestimenta, neste caso o empregador não pode exigir a utilização.
Quem deve lavar o uniforme do funcionário?
456-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que prevê: “a higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum.”
Pode tomar cerveja 0 no trabalho?
Publicidade. Assim, pelo parágrafo único, inscrições como “cerveja sem álcool” no rótulo, caso a cerveja efetivamente não possua 0% de teor alcoólico, estariam em desacordo com a legislação, devendo ser evitadas.
Pode cobrar prejuízo do funcionário?
Quando se trata dos prejuízos causados por dolo, ou seja, quando o empregado teve a intenção de causar o dano, a empresa pode fazer o desconto sem autorização prévia.